Campanha de Fraternidade no Colégio Puríssimo

 
 
 

O Colégio Puríssimo realizou nesta segunda-feira (06), a abertura da Campanha da Fraternidade para os alunos do Ensino Médio e Ensino Fundamental II. Promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), a Campanha da Fraternidade 2017 tem como tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”, tendo como lema “Cultivar e guardar a Criação”.

Os professores Airton Ferreira Moreira Jr. (Sociologia e Filosofia) e Fábio José de Oliveira (Biologia) falaram aos alunos presentes sobre os elementos da Campanha deste ano que serão trabalhados em suas aulas durante o ano letivo.

Fábio falou aos alunos sobre as características dos biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa, Mangue e Pantanal. O professor abordou com os alunos as particularidades de cada bioma quanto à fauna, à flora e ao relevo. Tratando da questão ambiental dos biomas e também de seus problemas. Fabio retratou a partir de mapas e figuras as mudanças que ocorreram nos espaços que já há anos sofrem com a devastação devido à expansão das cidades, aumento da produção agropecuária, entre outros.

Já o professor Airton destacou o tema na visão sociológica, afinal “bioma” engloba todas as questões inerentes ao ambiente; com isso, foram abordados os aspectos humanos envolvidos no tema, principalmente os conflitos de terra no Brasil. Airton trouxe para os alunos o alarmante levantamento que aponta o Brasil como o país do mundo com o maior número de homicídios relacionados à disputa por terras. Além disso, ele falou de temas como as reservas indígenas, mudanças no código florestal, tramitação de emendas constitucionais que alteram a questão de reservas, entre outros. Abordaram-se questões particulares dos conflitos e problemas sociais recorrentes a cada bioma brasileiro.

A atividade foi avaliada como positiva.

Saiba Mais:

Colégio Puríssimo
Rio Claro – SP
Site: www.purissimo.com.br

Deixe seu comentário