Em dia de confraternização, Irmãs e colaboradores/as celebram a Páscoa de Jesus

 
 
 

O terceiro e último encontro em preparação à Páscoa de Jesus Cristo dos funcionários/as da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria foi realizado na segunda-feira, 21 de março. Foi um dia festivo, começando com o deslocamento de Porto Alegre para a cidade de Caxias do Sul, onde a confraternização foi realizada.

Após dois encontros refletindo sobe a quaresma, a Campanha da Fraternidade 2016 e a paixão e morte de Jesus Cristo, o terceiro encontro foi a oportunidade para celebrar a vitória do bem sobre o mal, da vida sobre a morte.

Em Caxias do Sul, a primeira parada foi na histórica Igreja de São Pelegrino. O templo guarda as obras sacras do pintor Aldo Locatelli, incluindo as pinturas que destacam as obras de misericórdia espirituais e corporais.

Já na Casa de Retiros Coração de Maria, Irmãs e colaboradores/as participaram de Santa Missa presidida pelo Pe. César Leandro Padilha, secretário executivo do Regional Sul 3 da CNBB. O ato penitencial da missa evidenciou o pedido de perdão pela corrupção, falta de solidariedade, individualismo, violência, entre outros. Já o momento do Glória o louvor foi pela Casa –Comum, a Missão da Igreja em saída, o pontificado do Papa Francisco e o trabalho coletivo na Congregação.

IMG_0096_1600x1067

O Evangelho foi a ressureição de Jesus Cristo – o túmulo vazio e o encontro do Ressuscitado com Maria Madalena. O evangelho foi dramatizado.

Padre Leandro destacou a necessidade de identificar os sinais de morte em nós, na sociedade e, como Cristo, fazer a passagem para a vida nova. Pe. Leandro convidou a todos a fazerem parte do grupo dos homens e mulheres que anunciam a ressurreição de Jesus: “Seguir uma religião não viver a uma doutrina, mas ter o encontro pessoal com Jesus. Se nos reunimos hoje, é porque acreditamos naqueles que testemunharam Jesus Cristo vivo” disse.

Na mensagem aos colaboradores/as, a Diretora Geral da Congregação, Irmã Marlise Hendges lembrou que a Páscoa é a festa máxima da Igreja, e que todos os dias somos convidados a fazer a passagem da morte para a vida, do sentimento de tristeza para a alegria.

Irmã Marlise lembrou que a Igreja vive o Ano da Misericórdia e pediu o cultivo de sentimentos e atitudes de misericórdia: “usar de misericórdia, no dia a dia do nosso trabalho e convivência, é também uma passagem” disse.

IMG_0168_1600x1067

A Diretora Geral também destacou a figura de Maria Madalena, a pecadora pública que, após encontro com Jesus, o seguiu e se tornou a anunciadora da ressurreição: “Somos chamados a anunciar o Senhor. Fazemos isso quando temos atitudes de acolhida, de fraternidade. O Ressuscitado está nos gestos de vida que realizamos” disse.

Por fim, Irmã Marlise agradeceu o empenho e o trabalho dos colaboradores que fazem a Congregação ser presença evangelizadora e missionária nos países onde está inserida.

O dia ainda reservou uma visita ao Colégio Madre Imilda que pertence a Congregação. Os funcionários conheceram as instalações, a equipe de trabalho e a missão que as Irmãs realizam naquele espaço educacional.

Fotos:

Deixe seu comentário