Histórico

HISTÓRICO

No campo da saúde, em todo serviço prestado, seja na Instituição Hospitalar ou na Saúde Preventiva, as Irmãs procuram responder ao projeto de Deus que quer vida plena para todos. "Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância". (Jo 10,11)

A Fundadora da Congregação, Bárbara Maix, incluía, inicialmente, entre as finalidades da Congregação do Imaculado Coração de Maria, a "assistência aos enfermos".  Previa, nas primeiras Constituições de 1843, a "visita aos enfermos, para prestar-lhes assistência religiosa, prepará-los a receber os últimos sacramentos e dispô-los a terem uma santa morte".  Era o que, nessa época, Madre Fundadora julgava ser possível, na área da saúde.

Não tardaria a primeira oportunidade, já em território brasileiro, no ano de 1855, para as Irmãs se exercitarem nos serviços de enfermagem, propriamente ditos e não apenas, quanto à assistência espiritual.  Surgia neste ano, no Rio de Janeiro, a terrível epidemia da cólera, quando 12 Irmãs do Coração de Maria, do Rio de Janeiro, ofereceram-se generosamente, para irem cuidar dos empestados, nas enfermarias e hospitais da Província.

Nova oportunidade, surgiu com a guerra do Paraguai, iniciada em maio de 1865. Madre Fundadora oferece trabalho gratuito no atendimento aos soldados feridos, improvisando várias enfermarias, colocando os serviços enquanto durar a necessidade urgente do exército.

Foi em Dois Irmãos, dia 01 de março de 1942, que as Irmãs do Imaculado Coração de Maria assumiram o primeiro Hospital da Congregação – Sociedade Educação e Caridade. Como a Congregação foi crescendo, daquela época até hoje, as Irmãs atuaram em 36 Hospitais, próprios e de terceiros.

MISSÃO

A Fundadora da Congregação, Bárbara Maix, já dizia que devemos estar atentos aos sinais dos tempos e assumir nossa missão como Entidade, sem perder de vista o Carisma que ela nos legou. Necessitamos estar capacitados a responder aos desafios e exigências dos novos tempos, marcados por mudanças cada vez mais rápidas, mas sem perder de vista os fins da Congregação.

Nossa missão é prestar serviços Médico-Hospitalares com qualidade, buscando a capacitação do pessoal, promovendo a integração das ações para que os serviços respondam aos anseios da comunidade, onde estamos inseridos, envolvendo esta mesma comunidade nas ações em prol da saúde".

OS PRINCÍPIOS

Os princípios que Bárbara nos deixou em 1852: “Visitarão os doentes, não só para servi-los na doença, como enfermeiras, mas principalmente para auxiliá-los espiritualmente, em proveito de suas almas". Temos consciência de que a saúde da pessoa é sagrada e deve ser socorrida e as causas dos males físicos erradicados, quer sejam pessoais, comunitários, sociais ou estruturais. A doença afeta a vida e a dignidade da pessoa.  Procuramos viver os princípios:

  • Amor e respeito à vida, dentro dos princípios cristãos.
  • Valorização da pessoa: agentes e pacientes.
  • Qualidade da prestação de serviços.
  • Tratamento digno, humano-espiritual e respeito aos direitos humanos.
  • Postura profissional, ética e moral.
  • Trabalho participativo.
  • Valorização dos recursos humanos.
  • Integração com as ações comunitárias.

SAÚDE ALTERNATIVA

Além de serviços prestados na área da medicina curativa, Irmãs, vendo a realidade da saúde e diante do Evangelho que diz: "Jesus percorria todas as cidades e os povoados, ensinando nas sinagogas, pregando a Boa Nova do reino, curando todo tipo de doença e enfermidade" (Mt.9,36), se lançaram à missão na busca da saúde e vida mais plena, no sentido preventivo, objetivo da Saúde Comunitária.Atendendo aos apelos da realidade, várias Irmãs assumem formas alternativas no cuidado com a prevenção da saúde, fora do âmbito hospitalar.

Hoje, estamos diante de tantas alternativas que ajudam a reconstruir a pessoa humana, usando a alimentação nutritiva e natural, massoterapia, orientação quanto ao uso de produtos medicinais com ervas, florais, homeopatia, fitoterapia, relax e exercícios físicos. Olhando para a saúde das Irmãs, optou-se por instalar um Centro de Treinamento de saúde, cujo objetivo principal é a prevenção e recuperação da saúde.

CURSOS PARA LEIGOS

A velocidade das transformações do mundo atual, exige maior reflexão sobre a dinâmica das atividades. Com a escassez de Recursos Humanos próprios, a Congregação passou a preparar leigos, através de cursos internos, com o objetivo de proporcionar uma formação humana, cristã e ética, dentro do Carisma e Filosofia da Congregação, preparando pessoal leigo para dar continuidade a missão de Bárbara Maix, nossa Fundadora, em nossos Hospitais.

Deixe seu comentário