Mensagem da Diretora Geral, Irmã Marlise Hendges, pelo aniversário de beatificação de Bárbara Maix.

 
 
 

No domingo, dia 06 de novembro, Solenidade de Todos os Santos, a Igreja celebra a Memória Litúrgica da Bem-Aventurada Bárbara Maix (1818-1873), religiosa fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria (ICM).

A data recorda os seis anos da beatificação, ocorrido em 2010, em Porto Alegre/RS. Celerando este tempo, a Diretora Geral da Congregação, Ir. Marlise Hendges, enviou mensagem a todas as Irmãs, leigos, leigas e à comunidade eclesial.

Leia a íntegra:

Sexto aniversário de Beatificação de Bárbara Maix

Ao celebrar o sexto aniversário de Beatificação de Bárbara Maix, trazemos à memória aquele extraordinário sábado, dia 6 de novembro de 2010, quando ouvimos com intensa alegria, júbilo e louvor a proclamação da Carta Apostólica do Papa Bento XVI que assim se expressou: “… concedemos que a Venerável Serva de Deus Bárbara Maix, religiosa fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, que buscou em tudo a Vontade de Deus, comprometida com os pobres, conforme o espírito das primeiras Comunidades Cristãs, de agora em diante seja chamada Bem-Aventurada e que se possa celebrar a sua festa nos lugares e segundo as regras estabelecidas pelo Direito, cada ano no dia de sua beatificação, aos 06 de novembro.

Após seis anos deste memorável evento queremos repetir: “Povos todos do universo batei palmas, gritai a Deus aclamações de alegria!” Bárbara é Bem-Aventurada!

No dizer dos teólogos que analisaram a vivência das virtudes, Bárbara viveu uma fé profunda e um grande amor a Deus que a faziam ter certeza de que seu trabalho era de origem divina. Viveu a esperança como busca contínua ao advento do Reino, encontrando uma fonte inesgotável de energia espiritual no abandono confiante em Deus. Tinha grande capacidade de solidarizar-se com as aspirações e os sofrimentos dos outros, sempre pronta a ajudar a todos em suas verdadeiras necessidades.

Bárbara é feliz porque viveu profundamente imersa no Amor da Trindade. Qual girassol, sempre voltada para a Vontade de Deus, n’Ela encontrou forças e clareza para a sua missão profética, junto aos pobres e desvalidos. Num contínuo ir e vir do Sacrário ao encontro dos pobres, e dos pobres para o Sacrário, integrando fé e vida, mística e profecia, Bárbara foi consolidando o seu projeto, fundamentado em Jesus de Nazaré. Na Bem-Aventurada, temos o modelo de uma mulher que, sendo humana como nós, pobre com os pobres, viveu a radicalidade do Evangelho e a heroicidade das virtudes. Nós também seremos felizes sob a condição de viver conforme o exemplo que ela nos deixou.

Um evento especial marca o sexto aniversário de Beatificação: o Acampamento da Juventude. São jovens, dos espaços de missão da Congregação, que buscam aprofundar valores humanitários e cristãos, e que são a esperança de um futuro mais justo, mais solidário, mais fraterno. Queremos saudar e parabenizar a todos os jovens que participam desse momento. Que Deus os abençoe e ilumine vossos caminhos.
Bem-Aventurada Bárbara Maix, roga a Deus por nós!

Irmã Marlise Hendges
Diretora Geral
Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria

Deixe seu comentário