Mensagem da Irmã Marlise Hendges por ocasião da Festa do Imaculado Coração de Maria

 
 
 

FESTA DO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA

A todos vós, (…) dou-vos mil parabéns, nesta grande festa do Santíssimo Nome de Maria, festa especial para todas nós; e desejo a vós todos que vos adorneis com a imitação das mais belas virtudes desta nossa Mãe. Felizes de nós que somos filhas/os deste Coração (Cf. B.Maix, 14.09.1871).

Coração de Maria CongregSer filha ou filho do Coração de Maria significa trazer, em si mesmo, a marca, a beleza, a felicidade, as atitudes da Mãe de Jesus. Significa ainda cultivar os mesmos sentimentos de amor, de misericórdia, de cuidado, de carinho que Maria teve para com Jesus, com os discípulos e com todas as pessoas, em especial com os pobres.

O Papa Francisco, em uma de suas falas, afirmou: A mulher consagrada é ícone de Maria, ou seja, é semelhante a Maria e, assemelhar-se a Maria é tarefa bem exigente, mas necessária e urgente. A esse respeito Bárbara também escreve: Desejo a vós todas que vos adorneis com a imitação das mais belas virtudes desta nossa Mãe… (…) Uma filha de Maria olha só para onde está sua querida Mãe e só procura amar a seu Jesus e ao próximo por amor a Deus.

Maria foi moldando a sua personalidade numa vida de proximidade com Deus. Ela foi tão íntima com a Trindade, a ponto de se tornar tão especial que foi escolhida para ser a Mãe de Jesus. Cultivando o silêncio interior, numa atitude de total abertura ao dom e à ação do Espírito Santo, ela foi observando a realidade injusta que a rodeava, e sentiu-se impelida a fazer algo por Deus e pelo seu povo. Aceitou gerar Jesus ao mundo, colaborando assim, com a redenção e a libertação que Ele veio trazer.

O apelo, para todos nós, é deixar-se modelar por Deus, a fim de tomar a forma de Maria, pessoas transfiguradas pela intimidade com Deus, sábias e comprometidas com o anúncio do Reino.

O Papa pede à Vida Religiosa para testemunhar que Deus é a felicidade. E nós somente poderemos dar esse testemunho, cultivando a felicidade de Deus, em nós mesmos. A Bem-Aventurada Bárbara Maix, fundadora da Congregação nos ajuda quando pede: Quero que os Santíssimos Corações de Jesus e de Maria façam um incêndio em vossos corações e queimem tudo o que não é de Jesus e de Maria, queimem até o alicerce e, sobre essa cinza, peço que o Espírito Santo edifique um novo templo, mais belo e mais rico que o de Salomão, para a honra de Deus e de Maria. A construção desse novo templo já tem o fundamento: Jesus Cristo. Sobre este fundamento queremos colocar os tijolos do comprometimento com Ele, da alegria, da misericórdia, da caridade, do bom humor, de um sorriso doce e amável, da abertura, do acolhimento, da valorização do outro, do cuidado recíproco, do adiantar-se às necessidades dos outros, do testemunho da justiça e da profecia. Essa construção nos dará condições para testemunhar que Deus é a felicidade. O Imaculado Coração de Maria nos ajude, abençoe e proteja sempre!

Feliz e Abençoada Festa do Imaculado Coração de Maria para todos!

Irmã Marlise Hendges
Diretora Geral e Conselho

Deixe seu comentário