Peregrinação ao Monumento de Bárbara Maix e Abertura Oficial do Ano Vocacional

 
 
 

Duas grandes comemorações celebradas em unidade por toda a família da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria (ICM). No dia 08 de novembro, o aniversário de cinco anos da beatificação da Bem-Aventurada Bárbara Maix e a abertura do Ano Vocacional ICM foram celebradas em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul. As comunidades ICM presentes em 7 países estiveram unidas a este ato através da oração e da comunhão.

Os eventos foram celebrados com Santa Missa, na paróquia de Santa Lúcia do Piaí, distrito de Caxias do Sul/RS. Irmãs, leigos, leigas e devotos/as marcaram presença. A organização do evento também registrou a presença de uma caravana de devotos/as vindos da Argentina.

Esta foi a 5ª Peregrinação ao Monumento que retrata o milagre de Deus, operado através da intercessão de Bárbara Maix – a cura do menino Onorino Ecker. O evento acontece sempre na semana do dia 06 de novembro – data do aniversário da beatificação de Madre Bárbara. O monumento ali erguido, retrata o fato ocorrido em julho de 1944, quando Onorino, então com 4 anos, teve quase todo o corpo queimado após cair em uma fogueira. Orações foram feitas à Bárbara Maix. Em menos de 15 dias, o garoto foi completamente curado. À luz da ciência, não há explicação para tão rápida recuperação, apenas a ação de Deus. Onorino Ecker, hoje com 75 anos, esteve presente na peregrinação.

Na mesma ocasião, foi realizada a Abertura Oficial do Ano Vocacional da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Este período de tempo terá como tema: “Serviço de Animação Vocacional e Juventudes: Juntos na travessia”; e lema “Avancem para a outra margem” (Mt 8, 18). Este será um tempo forte de oração, ação e aproximação das juventudes.

A Diretora Geral da Congregação, Irmã Marlise Hendges, recordou que a Bem-Aventurada Bárbara Maix iniciou sua missão religiosa acolhendo as jovens que buscavam uma vida melhor em Viena

“Nós assumimos, na Congregação, nos dedicar preferencialmente às JUVENTUDES. E, para tornar mais concreta essa opção, decidimos realizar o Ano Vocacional na Congregação, comprometendo-nos com as Juventudes, na escuta e acolhida de suas interpelações, suscitando resposta vocacional e engajamento missionário. E, é neste espaço sagrado, onde Bárbara, hoje, congrega essa multidão de fiéis devotos, que nós, Irmãs do Imaculado Coração de Maria, decidimos realizar a abertura deste Ano Vocacional” afirmou.

O símbolo do Ano Vocacional é o barco. O objeto percorrerá as Escolas e os Colégios, Obras e Projetos Sociais, Comunidades e outros espaços de missão, lembrando do caráter itinerante da Vocação Religiosa, da Travessia a que todos/as são convidadas a fazer.

Segundo Irmã Marlise: “Inicialmente o barco será enviado ao Rio de Janeiro, lembrando que a grande Travessia de Bárbara foi a sua vinda da Áustria para o Brasil. Foi na margem do Rio de Janeiro que Bárbara encontrou ancoragem e pode pisar terra firme para plantar a semente da Congregação que hoje estende seus galhos para diversos Estados do Brasil e outros países.” E continuou: “Por onde o Barco passar teremos oportunidade de participar de reflexões, e celebrações, lembrando, de modo particular as juventudes, para que encontrem a sua vocação, seja para o matrimônio, para a Vida Religiosa, para algum ministério leigo na Igreja, e se sintam participantes na missão de Deus e na construção de um mundo mais humano.” afirmou.

Em breve, será divulgado o roteiro e material de apoio do Ano Vocacional ICM.

Confira fotos do evento:

Deixe seu comentário