A Animação Vocacional é um serviço de ajuda as pessoas, especialmente aos jovens, para identificar e clarear a vocação cristã e a consequente doação e serviço aos irmãos, assumindo uma vocação específica. O Serviço de Animação Vocacional (SAV) deve perpassar todas as atividades pastorais e espaços de missão com a dimensão vocacional, fomentando uma cultura vocacional e proporcionando meios às pessoas para discernirem e assumirem a sua própria vocação. Atualmente, a partir dos Congressos Vocacionais, a Igreja orienta e segue um itinerário vocacional que é constituído por quatro etapas: despertar, discernir, acompanhar e cultivar as vocações, partindo da vocação fundamental da Vida.

O despertar é realizado através de visitas a escolas, grupos de jovens, catequese e famílias; Celebrações Eucarísticas e da Palavra; divulgação por meio de materiais impressos e virtuais, e realização de encontros vocacionais. A etapa do discernimento e cultivo é realizada por meio da construção do Projeto Pessoal de Vida, que é acompanhado de forma personalizada, através da partilha de vida e visitas à família da vocacionada, além da participação de encontros vocacionais e visita a uma comunidade da Congregação. Ao decidir ingressar na Congregação, o discernimento, o cultivo e o acompanhamento continuam de forma mais intensa, numa Comunidade Formadora. Todo este itinerário é um processo que exige uma abertura constante da Jovem ao chamado de Deus e um acompanhar contínuo da Animadora Vocacional ou Formadora.

 O itinerário vocacional é um processo que deve levar a pessoa a identificar e aprofundar as motivações vocacionais, ao discernimento dos indicadores do chamado de Deus, ao cultivo da vocação e a opção vocacional livre e consciente.

O Serviço de Animação Vocacional tem a missão de ajudar as pessoas a amadurecerem na orientação para um projeto de vida, a descobrir o projeto de Deus a respeito de sua vida a fim de que cada pessoa possa chegar a dar a sua resposta livre e responsável a Deus.

Toda Vocação é dada por Deus para uma Missão em favor da humanidade. As diferentes vocações existem porque Deus assim distribui os dons. A Vocação à Vida Consagrada é para alguém sensível aos apelos de Deus que vêm da realidade. A exemplo de Jesus, a vocacionada coloca-se a serviço, por amor.