Formação Permanente

A formação continuada da Irmã do Imaculado Coração de Maria é um processo que compreende o período da Consagração Definitiva até o encontro definitivo na casa do Pai. É um processo contínuo de crescimento humano, espiritual, comunitário e profissional; de fortalecimento da Consagração Religiosa e do dinamismo profético do Carisma, na abertura a novos espaços e expressões de missão; que contempla Maria como mulher plenamente unida à Trindade, solidária e comprometida com o resgate e a promoção da vida pela acolhida da vitalidade do Espírito presente no novo e no diferente: culturas e etnias; realidade urbana e rural; junto aos excluídos da sociedade.

Neste tempo, busca viver a Vontade de Deus, centrada no mistério trinitário e na vivência do espírito das primeiras comunidades cristãs. Nesta perspectiva, somos eternas aprendizes no solidificar a formação integral: humana, comunitária, missionária, profissional e religiosa, num testemunho alegre de consagração da vida a Deus no serviço à causa da justiça em seu Reino.

        A exemplo de Bárbara Maix, a Irmã investe na construção da identidade ICM, cultiva relações comunitárias e missionárias, a gratuidade do dom total da vida e o testemunho alegre da consagração religiosa. Neste dinamismo, cultiva abertura a novos espaços e sujeitos da Missão ICM e releitura do Carisma.

Associa todos os períodos da vida humana e alcança seu dinamismo na dialética da Cruz e Ressurreição de Jesus Cristo.

       A missão da VRC é essencialmente comunitária. A Irmã do Imaculado Coração de Maria, em fidelidade ao Reino de Deus, desenvolve o processo formativo, em comunidade e na interação com leigos e leigas, onde está inserida, compartilhando o Carisma, a Espiritualidade e a Missão de Bárbara Maix, como modo específico de viver a consagração batismal. A comunidade não é um fim em si mesmo, mas se destina exclusivamente ao anúncio do Evangelho.

Ide por todo mundo e anunciai o Evangelho!