Aniversário de morte da Bem-Aventurada Bárbara Maix

 
 
 

 

Queridas Irmãs!
Queridos Irmãos!

Dia 17 de março fazemos memória da morte da bem-aventurada Bárbara Maix. Há 147 anos Bárbara retornava para o seio da Trindade Santa. A sua vida, toda dedicada a Deus e aos irmãos, em especial aos empobrecidas, nos dão a certeza da sua total união com Deus, já em vida.

As curas e outras inúmeras graças alcançadas pelos devotos, são a prova de que Bárbara está com Deus, e continua atenta às necessidades dos que sofrem. Por isso ela é uma poderosa intercessora. Pelo seu Grande Amor a Deus, aos pobres e a Congregação, ela tornou-se imortal. Ao ser proclamada Bem-aventurada, a Igreja a coloca como modelo de mulher, cristã e consagrada a ser seguido por quem quer viver uma vida de santidade e de perfeição cristã.

O filósofo Cortella afirma que enquanto uma pessoa é lembrada ela continua viva. Então podemos afirmar que Bárbara continua viva, que o coração dela continua batendo hoje no coração de todas as pessoas que dão continuidade à sua obra. O coração dela continua pulsando nas Irmãs da Congregação que assumem o Carisma, nas formandas que se encantam pela missão, nos leigos e leigas ICM que vivem a mesma espiritualidade, nos colaboradores e colaboradoras que se integram nos mais diversos serviços, para que todos juntos possamos garantir a perenidade desta obra de Deus. O coração de Bárbara vibra no coração de todas as pessoas que a conhecem, que acreditam na sua intercessão e se tornam devotos, procurando imitá-la na prática das virtudes que viveu em grau heroico. O coração de Bárbara continua batendo no coração de todos os sujeitos da missão, daqueles que de alguma forma são beneficiados com mais vida e dignidade.

E este ano temos motivos muito especiais para celebrar essa presença de Bárbara. O processo de canonização que já está sendo encaminhado para Roma é motivo de grande alegria e ação de graças. Por isso, eu gostaria de convidar a todos para que no dia 17 de março rezemos mais intensamente pela canonização de Bárbara.

O mundo necessita de modelos de santidade. Olhando para ela nós encontramos alguém que viveu os valores do Evangelho de modo exemplar.

Estamos vivendo um momento desafiador em todo mundo: A pandemia do coronavírus. É bom lembrar que Bárbara enfrentou três epidemias, aqui no Brasil, em diferentes momentos: O flagelo da febre amarela, do tifo e do cólera. Muitas pessoas perderam a vida, inclusive Irmãs, Noviças e o Padre Pockl, orientador espiritual delas. Tenho certeza de que ela está muito presente neste momento, ela conhece esse sofrimento. Peçamos, então, a intercessão da bem-aventurada para que a misericórdia de Deus alcance o mundo, neste momento crucial que está vitimando tantas pessoas. Rezemos pelo fim da pandemia, consolo às famílias enlutadas, pelos doentes e pelos profissionais de saúde que trabalham incansavelmente. E como Irmãos e Irmãs, estejamos atentos às recomendações das autoridades, sem perder de vista a solidariedade.

Que ela, de junto de Deus, interceda por todos nós, pela sua Obra Congregação, por todos os devotos, pelas pessoas que sofrem e por todas as pessoas que fazem parte da grande família ICM.

Bem-Aventurada Bárbara Maix, rogai por nós!

Irmã Marlise Hendges

Porto Alegre, 17 de março de 2020

Deixe seu comentário