ABERTURA DO ANO DO BICENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE BÁRBARA MAIX

 
 
 

A Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria vive um momento histórico. Há quase 200 anos, no dia 27 de junho de 1818, surgiu uma fonte de graças e bênçãos. Caminhamos, rumo a 2018, para celebrar o Bicentenário do nascimento da nossa querida fundadora, a Bem-Aventurada Bárbara Maix.

Enquanto celebramos este fato histórico, rendemos imensas graças a Deus por aquilo que Bárbara fez com a sua intervenção na História, na história concreta, no Brasil, principalmente aqui, em Porto Alegre, onde foi pioneira no serviço socioassistencial. Poder celebrar dois séculos do nascimento de alguém que teve grande atuação no mundo é, sem dúvida, motivo de júbilo e celebração. E é, também, uma oportunidade para relembrarmos o sentido da nossa existência e missão, como Irmãs da Congregação. É tempo de olhar para trás, buscar inspiração em nossas raízes, para, a partir delas, projetar o futuro – um novo começo.

O Bicentenário do nascimento de Bárbara Maix é um ano jubilar, um “ano de Graça”, que queremos viver como Família do Imaculado Coração de Maria – incluindo, aqui, com reconhecimento, as Irmãs, Jovens Formandas, os Leigos e Leigas ICM, Colaboradores e Colaboradoras, Sacerdotes, Bispos, benfeitores, familiares, amigos e amigas da Congregação. Nutrindo um profundo sentimento de gratidão ao Senhor, vamos vivenciar este ano, com humildade, mas com alegria, pois é o mesmo Senhor que chamou Bárbara à vida, que abençoou este magnífico projeto de Vida Religiosa Consagrada, proposto pela Bem-Aventurada, sob a proteção do Imaculado Coração de Maria, que continua, hoje, nos chamando, iluminando e abençoando.

O Bicentenário quer ser, ainda, uma ocasião preciosa que nos é oferecida para contemplar o passado com gratidão, o presente com confiança e sonhar o futuro da missão, com a força da novidade do Evangelho, com coragem e visão profética, deixando-nos guiar pelo Espírito que sempre nos aproxima de Deus. É uma oportunidade de renovação espiritual: pessoal, comunitária e congregacional, ocasião para tornar mais vivo o carisma, e tornar Bárbara sempre atual como foi em toda a sua breve trajetória de vida. Queremos viver com intensidade o que nos propomos desde a nossa última Assembleia Capitular: Sermos Irmãs do Imaculado Coração de Maria, em Comunidades solidárias, enviadas a testemunhar a justiça e a profecia do Reino de Deus.

Por ocasião do bicentenário, queremos evocar, também, as muitas Irmãs que ofereceram, de modo heroico, a própria vida neste projeto, constituindo-se, por isso, em um tesouro inestimável, que só Deus pode avaliar.

Assim, em nome de todas as Irmãs da Congregação, com sentimentos de profunda gratidão a Deus, e ao Imaculado Coração de Maria, declaro aberto o Ano do Bicentenário do nascimento de Bárbara Maix.

Irmã Marlise Hendges

Deixe seu comentário