Ano Vocacional ICM é oficialmente aberto: “SAV e Juventudes juntos na travessia”

 
 
 

Foi oficialmente aberto o Ano Vocacional da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Sob tema “Serviço de Animação Vocacional e Juventudes: Juntos na travessia” e lema: “Avancem para a outra margem” (Mt 8, 18), toda a família ICM é convocada a viver este intenso tempo de graça e de desafios em vista de mais vocações para a Vida Religiosa Consagrada.

A abertura foi realizada na quarta-feira, 22 de outubro, durante o Conselho Plenário da Congregação, realizado em Porto Alegre/RS. Momento celebrativo reuniu as Irmãs no Santuário São Rafael, para rezar, celebrar e dar o primeiro passo nesta caminhada de comunhão congregacional.

O Ano Vocacional ICM terá como identidade visual um logotipo e o barco. O Barco recorda a travessia realizada pela fundadora, a Bem-Aventurada Bárbara Maix, que veio da Áustria para o Brasil em busca de viver sua vocação, realizando a Vontade de Deus, servindo aos empobrecidos/as. O barco motiva às Irmãs, vocacionadas, leigos/as e colaboradores/as a ‘passar para a outra margem’. O símbolo visitará por todos os lugares onde as Irmãs trabalham e realizam a missão de Deus: escolas, obras sociais, projetos sociais, comunidades e espaços de missão. Será uma oportunidade para refletir sobre as vocações e também lembrar que a vida é travessia. Algumas comunidades já receberam réplicas do barco.

Abertura Ano Vocacional 3

Já o logotipo foi apresentado retrata o barco, tema, lema, a imagem de Jesus e o Brasão da Congregação. Os elementos da imagem estacam o objetivo deste tempo: igual à fundadora, entrar no barco, sair em direção à outra margem da missão, encontrar novos espaços, somar na caminhada da juventude e evidenciar a beleza e a possibilidade da Vida Religiosa Consagrada. Toda essa caminhada é liderada pelo mestre Jesus de Nazaré.

A Diretora Geral da Congregação, Irmã Marlise Hendges foi a primeira Irmã a receber um banner com o logo do Ano Vocacional. Em seguida, as Coordenadoras Provinciais: Irmã Amelia Thiele (Província Maria Mãe de Deus) e Maria Inês Sampaio (Província Nossa Senhora de Guadalupe) também receberam o logo.

Irmã Marlise recebe banner com o logo do Ano Vocacional ICM

Irmã Marlise recebe banner com o logo do Ano Vocacional ICM

Irmã Marlise destacou que a presença de Jesus anima esta nova caminhada da Congregação: “Estamos abrindo o Ano Vocacional. Somo convidadas a entrar no barco. O barco é grande e não afundará porque Jesus está conosco. Vamos com Ele nessa caminhada para fazer a travessia que nos leve a uma margem que exige de cada uma nós a conversão do coração” afirmou.

À família ICM, a Diretora Geral da Congregação pediu que, a exemplo do Ano da Vida Religiosa Consagrada, sejam colocadas em práticas três atitudes: olhar o passado com gratidão a Deus pela consagração; Viver a Vida Religiosa com Paixão e olhar o futuro com esperança, a fim de que a juventude seja motivada a assumir a missão do Reino de Deus:

“Que esses três elementos sejam fortes nesse ano vocacional que iniciamos hoje, na certeza de que vamos fazer a travessia com Jesus que conduzirá o nosso barco para a outra margem da fidelidade, da coerência, da missão vivida com amor e com paixão” disse.

Abertura Ano Vocacional 4

CELEBRAÇÃO DO ANO VOCACIONAL E BEATIFICAÇÃO DE BÁRBARA MAIX

Um novo momento de celebração da abertura do Ano Vocacional ICM será realizado no próximo dia 08 de novembro. No final de semana que recorda o aniversário de 5 anos da Beatificação da fundadora Bárbara Maix, as comunidades são motivadas a estarem unidas pela oração.

Em Santa Lúcia do Piaí, distrito de Caxias do Sul/RS, acontecerá a peregrinação ao monumento que recorda a cura milagrosa do menino Onorino Ecker. Milagre operado por Deus, através da intercessão da Bem-Aventurada Bárbara Maix. Às 10h, será celebrada Santa Missa em ação de graças e na intenção do Ano Vocacional ICM. Diversas caravanas já estão confirmadas, inclusive com a presença de peregrinos/as vindos da Argentina.

Deixe seu comentário