Apresentados o lema e logotipo para o Ano dedicado à Vida Consagrada

O logo expressa valores fundamentais da vida consagrada
 
 
 
O logo expressa valores fundamentais da vida consagrada

“Vida Consagrada na Igreja Hoje: Evangelho, Profecia e Esperança”, será o lema que a Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica apresentou para o Ano dedicado à Vida Consagrada, evento que iniciará no próximo dia 30 de novembro por convocatória do Santo Padre Francisco e se estenderá até o dia 02 de fevereiro de 2016.

Além do lema, a Congregação Vaticana também deu a conhecer o logotipo que identificará este tempo, o qual foi confiado à pintora Carmela Boccasille do ‘Studio d’Arte Dellino’, Itália. Nele se observa uma pomba que sustenta sobre sua asa um globo poliédrico, ao mesmo tempo que se encontra sobre as águas, onde também se levantam três estrelas.

“O logo expressa, por meio de símbolos, valores fundamentais da vida consagrada. Nela se reconhece a ‘obra incessante do Espírito Santo, que ao longo dos sinais difunde as riquezas da prática dos conselhos evangélicos através de múltiplos carismas, e que também por esta via se faz presente de modo perene na Igreja e no mundo, no tempo e no espaço, o mistério de Cristo”, explica o dicastério vaticano citando a Exortação Apostólica Postsinodal ‘Vita Consecrata’ de São João Paulo II.

Neste sentido, “a pomba pertence a simbologia clássica para indicar a ação do Espírito Santo fonte de vida e inspirador de criatividade (…) As águas formadas por peças de mosaicos, indicam a complexidade e a harmonia dos elementos humanos e cósmicos, que o Espírito faz ‘gemer’ segundo os misteriosos desígnios de Deus (…) As três estrelas recordam a identidade da vida consagrada no mundo: como confessio Trinitatis, signum fraternitatis e servitium caritatis (…) O pequeno globo poliédrico significa o mundo com a variedade de povos e culturas (…)”.

Por sua vez, o lema, “dá um ulterior relevo, identidade e horizontes, experiências e ideais, graça e caminho, que a vida consagrada viveu e continua vivendo na Igreja como povo de Deus, no peregrinar das gentes e das culturas, até o futuro”, segundo sublinha o dicastério.

O Ano dedicado à Vida Consagrada será um tempo especial para refletir e orar por aqueles que dedicaram seu serviço à igreja através da vida religiosa, que é motor de Fé e presença evangelizadora. O Ano foi convocado em novembro de 2013 pelo Papa Francisco durante um encontro com os Superiores dos Institutos de Vida Consagrada. Convite muito bem acolhido pela Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, dicastério que hoje está encarregado de animar o evento.

A abertura deste tempo especial, com o qual também se busca ressaltar a beleza e dom da Vida Consagrada, será o marco de uma celebração Eucarística presidida pelo Sumo Pontífice na Basílica de São Pedro.

O Ano da Vida Consagrada coincide igualmente com o 50º aniversário do Decreto Conciliar ‘Perfectae Caritatis’, sobre a adequada renovação da Vida Religiosa, que tornou público o Papa Paulo VI em outubro de 1965 e no qual se propôs aprofundar na disciplina dos Institutos cujos membros professam castidade, pobreza e obediência, assim como “prover as necessidades dos mesmos em conformidade com as exigências de nosso tempo”. (GPE/EPC)

Fonte: Gaudiumpress.org

Deixe seu comentário