Mensagem da Irmã Elenar Luisa Berghahn para o início do Ano Letivo 2016

 
 
 

As Escolas da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria já estão prontas para dinamizar um ano de muita aprendizagem. Em São Paulo e Rio de Janeiro, as comunidades educativas acertam os detalhes para o início do Ano Letivo. Já no Paraná e Rio Grande do Sul, as ‘jornadas pedagógicas’ trabalham a formação e a motivação dos educares para o ano de 2016.

Somando-se neste momento de retomada de atividades e no desejo de animar ainda mais as comunidades educativas, a Irmã Elenar Luisa Berghahn, Vice-Diretora Geral da Congregação e Conselheira do Setor Educação enviou mensagem de saudação às Irmãs, educadores/as, colaboradores/as e famílias das Escolas ICM.

Na mensagem, Irmã Elenar enfatiza a caminhada unida e destaca os acontecimentos que perpassarão a vida das escolas em 2016: o Ano da Misericórdia, O Ano Vocacional ICM e o Planejamento Estratégico: “Educadores, somos desafiados a assumir a educação como missão, o que exige grande paixão, testemunho, coerência de vida e grande amor” afirmou.

Confira a mensagem na íntegra:

Mensagem para o Ano Letivo 2016

Irmãs, Educadores, Educandos e Famílias:

Estamos iniciando o ano de 2016, um novo ano escolar, que nos aponta para horizonte de aprendizagens, de projetos sonhados, de conhecimentos a conquistar, mas, sobretudo, nos aponta a possibilidade de grandes realizações. Nosso fazer aos poucos vai concretizando nossos sonhos. Vamos percebendo os desafios, mas o trabalho em equipe faz manter a unidade, a coragem e a esperança no caminho. É fundamental que toda a comunidade escolar empenhe esforços, para caminhar na mesma direção, mantendo o mesmo compasso e perseguindo o mesmo horizonte.

O ano de 2016 nos possibilita grandes vivências:

  •  Na Igreja o Ano da Misericórdia – a misericórdia de Deus, que perdoa tudo. Somos convidados a abrir nosso coração a esta misericórdia, para que exista a alegria, a alegria do amor de Deus.
  • Na Congregação, o Ano Vocacional e queremos ajudar nossas juventudes a construir projeto de vida e fazer escolhas para uma vida feliz, assim estaremos consolidando nosso foco Congregacional – JUVENTUDES: desafio do protagonismo jovem, em tempos de diferentes culturas.
  • Também a realização do Planejamento Estratégico em alguns de nossos Colégios, a fim de qualificar ainda mais nossos serviços.
    Nossas escolas tem história bonita para contar, viver e reescrever. A educação vivida e experienciada em nossos espaços educativos deve motivar educadores e educandos a bem viver na sociedade, a respeitar a pessoa em sua plenitude.

Educadores, somos desafiados a assumir a educação como missão, o que exige grande paixão, testemunho, coerência de vida e grande amor.
Somos convidados a desenvolver atitude de colaboração, de confiança, de reciprocidade, de comunhão. Assim, nossos educandos terão uma melhor aprendizagem. Educador inspira Educador. Boas práticas precisam ser implementadas e compartilhadas.

Assim estaremos fortalecendo a Rede ICM de Educação através:

  • de nossa acolhida e cuidado a todos aqueles que nos são confiados
  • de nossa responsabilidade na gestão de nosso espaço educativo,
  • de nosso compromisso de ensinar e aprender.

Tomo emprestada as palavras do Papa Francisco, em sua reflexão conclusiva do Congresso Mundial de Educação: Educar Hoje e Amanhã, uma paixão que se renova: “Queridos educadores e educadoras, agradeço pela nobre missão de educar a cada dia, crianças e jovens. Não tenham medo do novo. A educação está a serviço de uma geração que está mudando, tanto para os educadores, quanto para os sistemas educativos. Vocês são chamados a comunicar-se, amorosamente, com as crianças e jovens que lhe são confiados. Que a paixão pela missão de educar os leve a evangelizar. Muito obrigado pelo trabalho que vocês realizam. Que Deus os abençoe e que a Virgem Maria os cuide.”

É com esse espírito e paixão pela educação, que damos as boas vindas e um bom retorno a todos, para que com vibração e alegria iniciemos a caminhada deste ano.

Meu abraço no compromisso de comunhão.

Irmã Elenar Luisa Berghahn
Vice-Diretora Geral da Congregação e Conselheira do Setor Educação

Deixe seu comentário