Apresentação dos relatórios e ação de graças marca o primeiro dia do III Capítulo da Província Guadalupe

 
 
 

Um dia marcado pela ação de graças por toda missão realizada no triênio que se encerra. Assim foi o primeiro dia do III Capítulo Ordinário da Província Nossa Senhora de Guadalupe, em São Paulo. Irmãs Capitulares e Convidadas das comunidades do Brasil, Haiti e Bolívia participam da grande assembleia ICM.

A celebração Eucarística deu início às atividades do primeiro dia. Em seguida, na Sessão Plenária de Abertura, a mensagem da Diretora Geral das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, Irmã Maria freire da Silva, foi uma convocação para que as Irmãs façam nascer do caos, da atual situação mundial, coisas novas, projetos de mais vida para o povo. [Clique aqui e leia mais].

Um dos momentos mais simbólicos do dia, a entronização da Palavra de Deus na Sala Capitular, evidenciou a missão assumida pelas comunidades. Passando em meio às Irmãs, a Bíblia Sagrada foi conduzida pelas mãos da leiga Rosa Ramos. Junto com ela, as Irmãs traziam em peneiras os nomes dos sujeitos e da ação missionária: mulheres, crianças e adolescentes, juventudes e o tráfico de pessoas.

Conforme as Constituições ICM, foi procedida a eleição da coordenadora da Sala Capitular e das coordenadoras das equipes de apoio. Foram eleitas: Irmã Ana Lurdes Marques Ramos, coordenadora da Sala Capitular; Irmã Nilza Girardi Viera, secretária capitular; e a Irmã Lucimar Aquino, coordenadora da equipe de síntese. [Clique aqui e leia mais]

O primeiro dia ainda contou com a apresentação dos relatórios do Conselho Provincial que encerra mandato (2018-2020). Foram apresentadas as ações da Provincial, Setor Formação, Secretaria e Animação Missionária. Ao final das apresentações, toda as ações foram celebradas com ação de graças. Com um gesto de gratidão, as Irmãs do Conselho findo foram homenageadas pela missão realizada com grande sentimento de pertença, zelo e empenho.


Confira a galeria de fotos:

PROGRAMAÇÃO

Num clima de grande fraternidade e corresponsabilidade, as Irmãs avaliam, estudam, celebram e debatem os rumos da vida ICM no contexto eclesial e social. Além disso, será feita a eleição da nova coordenadora provincial e das conselheiras provinciais para o mandato de três anos (2021-2023). Ainda durante o Capítulo, a Irmã Célia Luci Apolinário renovará a consagração religiosa. Confira a programação:

05 DE DEZEMBRO
Sessão Plenária de Estudos, Análise de conjuntura e Santa Missa .

06 DE DEZEMBRO
Santa Missa, retiro com orientação da Irmã Silvânia Coelho, ist, vigília e adoração.

07 DE DEZEMBRO
Santa Missa de invocação dos dons do Espírito Santo e renovação dos votos religiosos da Irmã Celia Luci Apolinário; abertura da Sessão Plenária de Eleição da Coordenadora Provincial e Conselheiras; Sessão de Estudos.

08 DE DEZEMBRO
Celebração Eucarística; Sessão de Votação do Documento Capitular; Apresentação e Entrega da Programação Geral 2021; Avaliação do III Capítulo Provincial e Celebração de Envio e Ação de Graças; Encerramento do Capítulo Provincial.

COBERTURA

A cobertura completa do Capítulo Provincial será feita através do site, facebook e instagram das Irmãs ICM. Acompanhe!


Por: Magnus Regis
Comunicação – comunicacao@icm-sec.org.br