Base curricular da Rede ICM de Educação recebe contribuição dos professores de matemática

 
 
 

Professores (as) da área da matemática participam do 4º grande encontro de elaboração da Base Curricular da Rede ICM de Educação. Em Porto Alegre/RS, no Convento São Lourenço, mais de 150 profissionais trabalharão conjuntamente nesta sexta-feira e sábado, respectivamente, 06 e 07 de julho.

A Base Curricular da Rede ICM é construída observando a Base Nacional elaborada pelo governo brasileiro. Para as unidades de ensino, essas orientações ganharão nova ressignificação na construção das competências e habilidades, afim de que garantam um real processo de aprendizagem por parte dos alunos. Mas para que isso aconteça, a Rede convocou os professores de todas as unidades de ensino para a elaboração coletiva do novo documento ICM.

Na abertura do encontro, a vice-presidente da Rede ICM e coordenadora de Educação, Irmã Elenar Luisa Berghahn, enfatizou o esforço da instituição para alinhar a caminhada educativa:

“Estamos dinamizando esses encontros para que a nossa caminhada seja alinhada. O nosso Projeto Educativo aponta o horizonte da excelência. A excelência não se faz apenas com aulas, mas com educadores competentes que nós acreditamos que temos. Com professores comprometidos e com alunos interessados” afirmou.

A coordenadora de educação disse que essa ação vai proporcionar um novo processo de aprendizagem:

“O conteúdo sem significado perde o sentido. Se trabalharmos o conteúdo a partir do nosso cotidiano, com certeza, isso vai trazer uma outra realidade às nossas escolas e aos nossos alunos que circularão pelos nossos espaços com um outro olhar. A Rede ICM se alegra porque vocês estão aqui. E estar aqui é se sentir comprometido com seu tempo, com o seu conhecimento e com o empenho. Isso reforça a nossa credibilidade. Isso é o que temos de mais precioso” afirmou.

O encontro é assessorado pela professora doutora Roselane Zordan Costella. Na programação, momento de formação coletiva e de trabalhos em grupos, onde os professores trabalham construção do conceito das competências que estruturarão a Base, e apontarão os conceitos que serão validados no grande grupo. As validações serão encaminhadas para análise final do Comitê de Educação da Rede ICM de Educação.

BASE CURRICULAR DA REDE ICM DE EDUCAÇÃO

Este é o quarto encontro de construção da Base Curricular da Rede ICM de Educação. O primeiro encontro foi realizado em abril com os professores da Área de Linguagens. Em maio, o segundo encontro foi com os professores da área de Ciências da Natureza e no fim do mês de junho foi a vez dos professores da área das ciências humanas.

A ação é uma é uma iniciativa do Comitê de Educação da instituição. O novo documento, quando pronto, garantirá a unidade no modo de ser e de fazer educação nas 16 unidades de ensino presentes no Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.

Por: Magnus Regis
comunicacao@icm-sec.org.br

 

Deixe seu comentário