Capítulo provincial de fundação da Província Maria Mãe de Deus

Nova província ICM
 
 
 
Nova província ICM

O dia é histórico: segunda-feira, 24 de novembro de 2014. Nesta data, a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, fundou e apresentou à Igreja e ao povo a Província Maria Mãe de Deus. Este novo espaço já nasce grande: surge da união de três províncias que, por mais de 60 anos, reuniram e reúnem mulheres consagradas, apaixonadas pela Palavra de Deus e pela Evangelização.

A fundação foi oficializada com a realização do primeiro capítulo provincial. Reunidas no Centro de Espiritualidade Cristo Rei (CECREI), em São Leopoldo/RS, mais de 120 Irmãs capitulares foram testemunhas deste momento histórico.

A criação da nova província acontece dentro do processo da reconfiguração congregacional. Iniciado em 2012, este caminho percorrido culmina com a união das Províncias: Santíssima Trindade, de Porto Alegre; Nossa Senhora de Fátima, de Caxias do Sul e Divino Espírito Santo, de Santa Maria. Não se trata apenas de reorganizar a presença espacial das Irmãs, mas de revitalizar a missão ICM.

Em números, a nova Província será constituída de 89 comunidades e mais de 540 Irmãs. A presença não se limitará apenas ao solo brasileiro. Romperá barreiras: as comunidades situam-se nos Estados do Rio Grande do Sul e  Santa Catarina. Além-fronteiras: Argentina, Paraguai, Moçambique e, em breve, Angola, que receberá a comunidade ICM.

Primeiro Capítulo Provincial

O Capítulo foi iniciado na noite da segunda-feira. As bandeiras dos países onde a nova Província é presença foram colocadas na sala capitular, denotando a grande dimensão deste evento histórico. O ponto alto da noite foi a entronização da Palavra de Deus na sala capitular.

Já na terça-feira, 25, aconteceu a abertura oficial. O dia foi iniciado com Santa Missa em honra ao Espírito Santo. Velas, representando os dons do Espírito simbolizaram a súplica das Irmãs para que o Espírito de Deus guie os trabalhos da semana.

O dia ainda reservou a eleição da equipe de coordenação do capítulo. A exemplo do ocorrido no Capítulo Geral, a Irmã Maria Angelina Enweiller foi eleita como coordenadora da sala capitular, para dinamizar os processos internos desta assembleia.

DIRETORA GERAL: Revitalizar a vida, a missão e a congregação

Na mensagem de abertura do primeiro capítulo provincial, as palavras da Diretora Geral, Irmã Marlise Hendges foram de encorajamento. Enfatizou que a nova configuração Congregacional abre novo horizonte na missão ICM.

“Depois de alguns anos de estudos e reflexões, compreendemos melhor a necessidade de deixar para trás um tipo de estrutura, para que possamos fixar o olhar em um novo horizonte que se descortina à nossa frente, tendo como meta o Reino de Deus e, como sujeito, o empobrecido. Optamos por uma estrutura que nos possibilite colocar em prática  o Carisma Congregacional de forma mais eficaz.”

A exemplo da grande assembleia geral ICM, realizada no início de novembro, o capítulo provincial tem como lema: “Avancem para a outra margem”. Essa travessia – explica Irmã Marlise – contou com momentos difíceis, porém, a presença de Jesus, transformou essa realidade:

“A travessia que fomos realizando, certamente teve momentos de turbulências, tempestades, ventos fortes, mas o barco resistiu. Resistiu porque Jesus estava presente. Por vezes, pesamos que ele estivesse dormindo, mas ele estava lá! Acompanhou-nos, serenou os ventos contrários e nos conduziu ao porto seguro. Com a realização deste capitulo, estamos chegando à outra margem. Queremos chegar leves, apenas com o essencial. A margem que estamos chegando, é aquela que Jesus nos quer, onde podemos realizar nossa missão, por mais simples que seja, com alegria e despojamento”

A Diretora Geral recordou as palavras do Santo Padre, Papa Francisco, ao discorrer sobre a alegria da Congregação em ter mulheres consagradas a Deus. Disse que gostaria de vê todas as Irmãs alegres por fazer a Vontade de Deus, sempre agindo com fé, coragem, simplicidade e ousadia profética.

PROVÍNCIA MARIA MÃE DE DEUS:  “Revitalizar a missão de Deus a qual estamos inseridas

Prosseguindo, Irmã Marlise enfatizou que o processo de reconfiguração não é apenas a união das três províncias extintas, mas uma caminhada em vista da revitalização da missão ICM:

“Não estamos simplesmente unindo três províncias. Fazemos isso para tornar-nos mais fortes, para revitalizar a missão de Deus a qual nós estamos inseridas. A revitalização não é algo abstrato e nem genérico. Ela tem que começar no interior de cada uma de nós. Cada uma é responsável por revitalizar a vida e a missão. Revitalizar a própria consagração, tornando-nos humildes, afáveis, caridosas e santamente alegres como nos diz Bárbara Maix, que colocou isso na constituição da Congregação” disse.

A Diretora Geral prosseguiu:

“Esse empenho é pessoal e intransferível. Permite-nos reconhecer os nossos limites, nossas necessidades e nossas fortalezas. Isso nos levará a revitalizar toda a Congregação. Se não partir de dentro de nós mesmas, a Congregação do Imaculado Coração de Maria não vai se revitalizar. Cada uma pode dizer pra si: ‘vai depender de mim!’. Revitalizar a Congregação é assumir com renovado ardor, o carisma fundante que se  expressa na busca contínua da Vontade de Deus, radicada no seguimento de Jesus Cristo, no compromisso efetivo  com a causa dos pobres, conforme o espírito das primeiras comunidades cristãs.” disse.

A religiosa ICM disse ainda que o futuro da Província Maria Mãe de Deus deve ser planejado com esperança. Esta ação interpela a cada Irmã a se colocar ‘em atitude de êxito’, de desinstalação, para se possa conhecer e abraçar ‘o novo’.

“É exatamente quando nos esvaziamos das nossas seguranças que Deus tem espaço para agir.”, finalizou.

PROGRAMAÇÃO:

O Capítulo de fundação da Província Maria Mãe de Deus seguirá obedecendo a seguinte programação:

Quarta-feira, 26: Oração Eucarística; a organização da Províncias em regionais; atribuições das articuladoras regionais; plenárias; sessões de estudos.

Quinta-feira, 27: Retiro Espiritual com Ir. Lúcia Weiler, idp

Sexta-feira, 28: celebração Eucarística; Sessão plenária de eleição do Conselho Provincial; Votação das decisões.

Sábado, 29: Encaminhamento dos trabalhos de Planejamneto para 2015; Avaliação do Capítulo; Celebração Eucarística em Ação de Graças presidida por Dom Agenor Girardi, bispo auxiliar de Porto Alegre.

Serviço de informação:

Para esta sexta-feira, o serviço de Assessoria de Comunicação da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria informará sobre a eleição do primeiro Conselho Provincial. As informações serão publicadas neste site e via redes socais.

Pelo Twitter: twitter.com/IrmasICM
Pelo Facebook: facebook.com/irmas.icm

Por: Magnus Regis
Assessor de Comunicação
comunicacao@icm-sec.org.br

Deixe seu comentário