Celebração Eucarística marca fundação da nova Comunidade ICM em Manaus

 
 
 

Os sentimentos de alegria, confiança e coragem para a missão, bem como os louvores ao Deus da Vida,  marcaram a Celebração Eucarística de fundação a nova comunidade das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, em Manaus/AM. Com a missão do enfrentamento ao Tráfico de Seres Humanos, a nova comunidade foi oficialmente fundada na tarde do último dia 17 de março. Na mesma data, a Congregaçãol embrou os 138 anos da morte-ressurreição da fundadora, a  Bem-AventuradaBárbara Maix.

 

A missa aconteceu na casa das Irmãs e foi presidida por  Dom Mário Pasqualotto, Bispo Auxiliar da Diocese de Manaus e presidente do Regional Norte 1 da CNBB. A Congregação ICM estava representa com a presença da Diretora Geral, Irmã Marlise Hendges,  Irmã Anita Dal Piva, Secretária Geral e a Coordenadora da Província de São Paulo, Irmã Ernilda Sousa do Nascimento, representando as demais Províncias da Congregação.

 

Durante a missa foi feita a lembrança da comunhão congregacional para aquele momento e, também, que se concretizava o marco da Beatificação de Bárbara Maix: uma comunidade que, a exemplo da fundadora, defenderia e promoveria a vida, em especial das vítimas do Tráfico Humano.

 

Em sua homilia, Dom Mário acolheu as Irmãs com palavras muito expressivas, dizendo da importância desta missão de quem assumem com coragem a defesa da vida: “Quem se coloca a disposição de Deus, Ele acompanha, anima, protege, encoraja”, pontuou o bispo, fazendo memória ainda da Rainha Ester e suas atitudes de compromisso com a vida do seu povo.

 

Após a comunhão, Irmã Marlise Hendges, Diretora Geral dirigiu sua palavra. Primeiramente agradeceu apresença do Senhor Bispo, Congregações e amigos que marcaram presença e disse: “Este é o dia que o Senhor fez. É um dia de júbilo e ação de graças; o início de uma etapa e culminância de um processo; gratidão a Deus que, em sua infinita bondade nos oportuniza este momento tão especial de bênçãos e graças para a Igreja e Congregação”.

 

Para Irmã Marlise, apresença das Irmãs ICM com a missão de atuar em prol da erradicação do Traficode Seres Humanos é o presente que é oferecido a Bárbara Maix  pela sua Beatificação e também, pela fidelidade ao Carisma fundação.

 

A Diretora  Geral também expressou sentimentos de gratidão e estímulo às Irmãs Celina Lóh, Fabiana Mânica e Santina Perin pelo amor e gratuidade com que assumiram esta causa neste espaço do Reino de Deus, em Manaus.

 

Presenças

 

Além das Irmãs já citadas, marcaram presença fraterna na fundação da comunidade de Manaus , comunidade da Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria, que hospedaram nossas Irmãs em Manaus quando lá chegaram para conhecer a realidade e sondar o espaço para residência; Irmã Guaracema Tupinambá, presidenta da CRB do Amazonas; Irmã Terezinha Gema Lorenzatto, da Comunidade São José, de Umuarama, Paraná (ex-comunidade de de Irmã Celina Lóh), Ir. Sandra Camilo Ede, representante das Irmãs Dominicanas; Ir. Nilda Nair Reinehr, das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora e os leigo/a amigo/a: Professor Raimundo Nonato Souza, Luceni Amorin, Valnici Aparecida Pereira.

Deixe seu comentário