Colaboradores/as participam de momento formativo

 
 
 

Porto Alegre/RS – Mais um encontro de formação foi promovido para os colaboradores das mantenedoras da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Nesta quarta-feira, 05 de outubro, foi ministrada a palestra “A gestão do eu”.

A formação foi assessorada pela pedagoga Maria Ester Homem, que também é vice-diretora do Colégio Mãe de Deus, e destacou as relações interpessoais, desafios e oportunidades para o desenvolvimento humano e profissional:

“Devemos encontrar significado para aquilo que fazemos”, disse a palestrante no início de sua fala ao perguntar a cada colaborador sobre “que falta que faria” caso não existisse.

No conteúdo explanado, Maria Ester destacou que, seja na convivência familiar ou profissional, cada pessoa carrega uma espécie o espaço onde atua profissionalmente como uma espécie de “anexo”: “somos reconhecidos também a partir dos espaços onde estamos e trabalhamos. Carregamos isso como um anexo em nossa identidade” disse.

A vice-diretora do Colégio Mãe de Deus reforçou a necessidade de se criar a cultura do trabalho em equipe, trabalhando com sinergia, sintonia e simpatia. Defendeu também a necessidade de se exercitar e valorizar o caráter, a competência e a ética profissional.

Maria Ester apontou ainda desafios e qualidades para uma equipe coesa e que trabalha para alcançar um objetivo comum. Desafios: Falta de confiança, medo dos conflitos, evitar responsabilizar os outros e a falta de atenção aos resultados. Em contrapartida as qualidades são: acompanhar o alcance dos objetivos coletivos, ao administrar conflitos, comprometer-se com as decisões e planos de ação, envolver-se nos conflitos e gerar resolução e confiar nos colegas de trabalho.

Citando Mário Sérgio Cortella, Maria Ester encerrou a formação destacando a frase: “Na vida devemos ter raízes e não âncoras. A raiz alimenta. A âncora imobiliza”.

Os colaboradores/as avaliaram o encontro como positivo e agregador.

Deixe seu comentário