Colégio Madre Bárbara comemora 120 anos com Jantar Baile

 
 
 

Lajeado – A noite de sábado (23) foi de festa, comemoração e integração para a comunidade de Lajeado e região que celebrou os 120 anos do Colégio Madre Bárbara. O evento contou com um o jantar, a veiculação de um clipe e um cerimonial que contou, entre outras pessoas, com a Diretora Geral da Rede ICM, Ir. Marlise Hendges e a diretora do Colégio Madre Bárbara, Maria Elena Jacques.

Colaboradores do Colégio também estiveram no palco para representar professores, funcionários, equipe diretiva, coordenação pedagógica, Irmãs, Associação de Pais e Mestres (APM) e Grêmio Estudantil (GEMBAR). Quem animou a noite foi o educador musical Ricardo Petter, acompanhado por Max Lima, o Sexteto Tempero Brasil e DJ MSommer Produções.

A Diretora Geral da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria – Rede ICM, Marlise Hendges, destacou que celebrar os 120 anos do Colégio Madre Bárbara é um fato histórico, pois foi o primeiro Colégio da Congregação e que este estabelecimento antecedeu até mesmo a fundação do município de Lajeado. “Nesses 120 anos de história a Congregação ajudou a construir o município. Ajudou a construir as lideranças formando pessoas que hoje contribuem no desenvolvimento de Lajeado. Isso é motivo de grande alegria, acredito que as pessoas que passaram pelo Madre Bárbara devem ter construído valores que são perenes, para a construção de uma cidade justa, igualitária, fraterna”, diz.

Irmã Marlise Hendges, Diretora Geral ICM

A Irmã cita as palavras do Papa Francisco ao falar das escolas católicas “Ele afirma que o educador na escola católica, deve ser antes de tudo competente, qualificado e ao mesmo tempo rico em humanidade. Que deve promover o crescimento humano e espiritual das crianças, jovens e dos seus educandos. Sabemos que eles precisam de uma educação de qualidade juntamente com valores que sejam vivenciados e testemunhados através da nossa fundadora Barbara Maix”, diz.

Há 28 anos no Colégio Madre Bárbara a diretora Maria Elena Jacques vibra com a realização do tão esperado Jantar Baile dos 120 anos e afirma que esse foi o momento para se confraternizar e reviver a linda história que foi inicialmente construída pela fundadora Bem-aventurada Bárbara Maix. A diretora agradece às Irmãs que fortaleceram, cultivaram e honraram a missão e os ensinamentos propostos. Maria Elena homenageou os professores como grandes responsáveis pela continuidade dessa história, através de um trabalho sério, comprometido com base no conhecimento e na evolução dos alunos “Agradeço aos professores por acreditarem, se inspirarem e se engajarem nos ideais dessa construção.

Agradeço aos pais pela confiança, comprometimento, carinho e receptividade com a proposta educativa, os valores e ações. Com certeza são as famílias que fortalecem tudo aquilo que acreditamos e ousamos construir com apoio de toda a comunidade escolar”, destaca a diretora, remetendo que os alunos desde a educação infantil ao ensino médio são a razão de tudo o que se pensa, sendo eles que movem, surpreendem e instigam. “Eles nos tornam pessoas mais convictas e felizes em nossa tarefa diária de educar e transformar”.

Maria Elena Jacques, diretora do Colégio Madre Bárbara

A diretora aproveitou ainda para agradecer a confiança das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, todos os profissionais que atuam na escola, a Associação de Pais e Mestres, responsável pelo apoio total e suporte na organização do Jantar e os excelentes profissionais que se formaram na instituição e enaltecem o vínculo retornando com os filhos e netos para a família que os acolhe.

Emocionada com o grande evento realizado, a representante da mantenedora Irmã Anita Dal Piva afirma que a realização do Jantar trouxe uma alegria tão grande, que não consegue nem expressar. “É maravilhoso ver as pessoas tão lindas e felizes. Esse entrelaçamento, essa comunicação e momento especial são uma graça de Deus. Celebrar desta forma com ex-alunos, alunos, professores, ex-professores, autoridades civis, pais, foi muito além do que esperávamos”. Para a Irmã o mais importante é seguir trabalhando o coração das crianças e jovens, mostrando os verdadeiros valores do Evangelho, para que possam colaborar na construção de um mundo melhor.

A presidente da Associação de Pais e Mestres (APM) Denise Stein destaca que é uma realização poder representar os pais da escola. “Conferimos à escola os nossos maiores tesouros que são nossos filhos. Por isso representar os pais é mostrar essa confiança que temos na escola e a cada dia que os levamos, sabemos que os ensinamentos partem da valorização do ser humano”. Junto com a APM e equipe diretiva, Denise foi uma das organizadoras do Jantar Baile. “Pensamos em cada detalhe, para que todos se sentissem bem acolhidos. Queríamos confraternizar, dançar, cantar, conversar e que nos sentíssemos como dentro do Colégio, em casa”, diz.

A professora de ciências Rosana Fagundes está no Colégio Madre Bárbara há 20 anos. Para ela a escola sempre foi uma extensão de casa, que faz parte da vida. “Acredito muito no Colégio, nos objetivos propostos, na perspectiva, nos valores humanos e também acadêmicos, por isso meus filhos estão lá desde pequenos”, diz.

Ex-alunos – muitas lembranças

A administradora Andréia Bagatini se formou em 1998 e confessa que até hoje sente saudade do Colégio Madre Bárbara, que sempre foi a segunda casa. Desde o Jardim de Infância na escola, ela conta que mantem contato com verdadeiros amigos dos tempos de colégio. “Gostava muito da diretora, vice e das Irmãs. Elas sempre ensinavam o certo e complementavam com o que aprendíamos em casa. Os professores também me marcaram. Sinto orgulho de fazer parte desse momento”, diz Andréia, contando que quando o Colégio comemorou 100 anos também estava na festa. “O tempo passou, mas é tão bom rever colegas, amigos e lembrar tantos momentos felizes que vivi no Colégio”.

Tatiana Conte é ex-aluna e ex-professora do CMB. Segundo ela, a escola é uma família e sempre foi muito bom fazer parte. “Amo as Irmãs. O Colégio teve muita importância dentro da minha personalidade. Foi o que estruturou e deu minha base como pessoa, além da minha família”, diz.

A assistente social do Colégio Madre Bárbara Melissa Capra também foi aluna da escola e hoje celebra os bons momentos que tem vivido ao levar o filho para estudar no Madre. “É muito bacana fazer parte dessa história. Além de ter estudado e levar meu filho, trabalho na instituição e acompanho o trabalho sério e a dedicação de todos, junto com a questão do ser humano com as Irmãs na retaguarda”, conta Melissa, afirmando ser emocionante participar desse momento comemorativo.

Buscando melhora constante

O Colégio Madre Bárbara foi fundado em 30 de janeiro de 1897. Desde então vem se empenhando em formar cidadãos responsáveis com valores essenciais para a vida. A frase dita pela Bem-aventurada Bárbara Maix “Mostremos com exemplo, aquilo que com palavra ensinamos”, estampada em muitos lugares da escola, traduz o perfil que o Colégio Madre Bárbara busca continuamente na prática educativa, na excelência acadêmica e no desenvolvimento humano, trabalhando diariamente na equipe de colaboradores através de um programa de formação continuada, de estudos programados, retiros, sempre em constante aperfeiçoamento e formação. O grande desafio do Colégio é manter a atualização inovadora das práticas e dos processos, sem perder os valores da tradição, mantendo a essência sem esquecer a inovação e qualidade.

Deixe seu comentário