Colégio Madre Bárbara comemora aniversário de Bárbara Maix

 
 
 

Nessa sexta-feira (26) o Colégio Madre Bárbara comemorou adiantado o nascimento da Fundadora da Congregação do Imaculado Coração de Maria, Bárbara Maix, que nasceu em 27 de junho de 1818. Na oportunidade a Pastoral Escolar também aproveitou para celebrar o aniversário de 118 anos da escola, comemorado em 30 de janeiro, nas férias escolares.

Para a representante da mantenedora, Irmã Anita Dal Piva, é importante comemorar com toda escola a data que Bárbara completaria 197 anos. “Se estamos no Colégio Madre Bárbara, é porque ela fundou a Congregação e temos que agradecer muito a Deus por seu SIM e pela coragem que teve desde criança de querer ajudar o próximo.”

26-06-2015-23-51-32-2

Atualmente são 757 Irmãs distribuídas em 25 obras entre escolas, hospitais e obras sociais. “Também comemoramos o aniversário desse Colégio abençoado que abre o coração para todas as pessoas.”

A Bárbara Maix

A Fundadora da Congregação do ICM nasceu em Viena e no mesmo dia recebeu o Batismo. Filha de José Maix e Rosália Mauritz, era caçula de nove irmãos. O pai trabalhava no palácio imperial, remunerado com salário insuficiente. O casal venceu corajosamente a pobreza, enfrentou resignamente a morte prematura de filhos por causa da fome e da epidemia do tifo. No seio desta família, Bárbara desenvolveu grande fé, paciência, coragem, amor aos irmãos, especialmente aos mais pobres e aprendeu a entregar-se à Deus.

Aos 15 anos já era órfã de mãe e pai e as irmãs sobreviventes casaram-se, quando ficou com a irmã Maria. Mesmo antes de ser Irmã, Bárbara passava longas horas em oração e sentia cada vez mais forte o apelo para fundar uma congregação. Junto com sua irmã, o grupo foi crescendo com 21 componentes. Em 1848 explodiu a revolução neoliberal e Bárbara perseguida, não pôde fundar a Congregação em Viena, na Austrália, por isso decidiu ir para América do Norte, mas a única embarcação que se apresentou tinha como destino a América do Sul – Brasil foi então que Bárbara percebeu a vontade de Deus.

26-06-2015-23-51-31-1

26-06-2015-23-51-33-3

Saiba Mais:

Colégio Madre Bárbara
Lajeado – RS
Site: www.madrebarbara.com.br

Deixe seu comentário