Colégio Madre Bárbara é homenageado em Sessão Solene

 
 
 

Na noite de terça-feira (19) a Câmara Municipal de Vereadores de Lajeado  (RS) realizou uma Sessão Solene em homenagem aos 120 anos do Colégio Madre Bárbara. A proposta foi do vereador Mozart Lopes. A representante da mantenedora Irmã Anita Dal Piva compôs a mesa, junto com o prefeito de Lajeado Marcelo Caumo e os demais vereadores. A Irmã e a diretora Maria Elena Jacques estiveram na tribuna para falar sobre a história da escola e agradecer o momento realizado pelos vereadores.

O vereador Mozart Lopes destaca que o município de Lajeado com 126 anos de história deve muito ao Colégio Madre Bárbara pelo ensino dos cidadãos que passaram e pelos jovens que ainda passarão. “Lajeado e o Colégio se confundem para o bem. Ambos tiveram um crescimento mútuo dessa cidade progressista, de pessoas educadas, com empreendedorismo e muito disso também é oriundo do ensino do Madre Bárbara”, afirma o vereador, contando que a filha de oito anos estuda no Colégio, assim como irmãs e primas também se formaram no magistério. “Estou muito emocionado com este momento, foi uma sessão aprovada por unanimidade. Ao conviver com a escola, ficamos muito envolvidos”.

Segundo o prefeito Marcelo Caumo discursar que a educação é a política de um governo de uma cidade é fácil, mas o difícil é demonstrar na prática. E a partir do momento que o município comemora 120 anos de uma instituição, mostra para a comunidade que a escola tem toda a credibilidade, o apoio e a expertise. “O Madre Bárbara tem tudo o que uma cidade merece para formar bons alunos e profissionais e com isso transformar a vida de uma cidade e região”, diz.

Conforme o prefeito o CMB tem essa importante característica de cativar os pais a frequentarem o Colégio, fazendo essa interligação entre escola e família. “Afinal a escola às vezes acaba suprindo essa rotina de correria que vemos hoje e os pais juntos com a escola devem contribuir para a formação das crianças. Parabéns Madre Bárbara, e que bom participar desse momento ímpar para a cidade”.

Uma vida baseada aos valores da educação

A Sessão contou com a presença de autoridades do município. Entre elas a vice-prefeita Glaucia Schumacher, o coordenador de Relações Comunitárias e Setoriais Ítalo Reali, a secretária de educação Vera Plain, o vice-reitor da Univates Carlos Cyrne junto com o pró-reitor administrativo Oto Morschbächer, a coordenadora da 3ª CRE Greicy Weschenfelder e a ex-prefeita de Lajeado Carmen Regina Pereira Cardoso, acompanhada da irmã Marta Pereira Lopes, entre outros.

A ex-prefeita Carmen Regina (73), também é ex-aluna do Colégio Madre Bárbara. Estudou no jardim de infância, séries iniciais, antigo ginásio e magistério. As filhas também cursaram magistério na escola. “O sentimento que tenho pelo Colégio ainda é muito forte. A influência que a escola teve na minha formação com hábitos de disciplina, valores e estímulo da retidão de boa conduta, com bom exemplo no lar e na comunidade me marcaram muito. De lá saíram diversas lideranças. Eu, por exemplo me inspirei e escolhi trabalhar com a educação devido a própria escola”, diz. Carmen confessa que aprendeu muito sobre a religiosidade e que a escola tem uma grande marca na vida de toda a família.

Somente agradecer

Para a Irmã Anita Dal Piva, representante da mantenedora, esse é um tempo de ação de graças a Deus, pelos 120 anos. “Nós educadores queremos imprimir no coração das crianças e jovens os verdadeiros valores e sabemos que pessoas que passaram pela escola há 50 anos lembram sobre os ensinamentos do Madre Bárbara. “Ouvimos eles falarem que a educação marcou as vidas, recordando a história de Bárbara Maix”. Para a Irmã esse é um momento único de louvor porque durante os 120 anos a presença de Deus foi constante na vida de todas as pessoas que passaram pela instituição. “Certamente Bárbara Maix também está olhando por nós com muita alegria, pois foi uma mulher forte, com garra, sem medo de enfrentar obstáculos e venceu, porque estava profundamente alicerçada na vontade de Deus”.

A diretora Maria Elena Jacques sabe do reconhecimento que o Colégio Madre Bárbara tem perante a comunidade lajeadense, mas a forma como se procedeu na belíssima sessão solene faz com que toda a comunidade escolar possa se sentir ainda mais honrada e lisonjeada com uma homenagem tão tocante. “Agradecemos ao proponente vereador Mozart e o prefeito municipal Caumo pelas palavras e por recebermos uma homenagem tão emocionante, como a que a Câmara nos ofertou”.

Maria Elena afirma que todo o trabalho realizado durante os 28 anos que está na escola conta com uma equipe que cresce por estar comprometida com uma educação de qualidade e com a formação de alunos, tocando o coração, a alma e a espiritualidade deles. “Todo o desafio vem a fortalecer e sabemos que não podemos desistir sem antes ousar. Toda a mudança nos causa certos conflitos e inquietação, mas agradeço à confiança de todas as irmãs, assim como a equipe diretiva, a família Madre Bárbara e Associação de Pais e Mestres (APM)”, diz a diretora, ainda agradecendo a coragem da fundadora Bárbara Maix que olha dia-a-dia para todos com singeleza, sabedoria e sempre faz com que todos recordem sobre o legado que deixou através dos escritos de suas cartas.

Jantar Baile Comemorativo

Para marcar ainda mais o ano festivo do Colégio Madre Bárbara, neste sábado (23) a partir das 20h ocorre o Jantar Baile Comemorativo aos 120 anos na Società Italiana Tutti Fratelli.

Saiba Mais

Colégio Madre Bárbara
Lajeado – RS
Site: www.redeicm.org.br/madrebarbara

Deixe seu comentário