Começa o III Capítulo Ordinário da Província Maria Mãe de Deus

 
 
 

No dia em que completa o aniversário de seis anos de fundação, a Província Maria Mãe de Deus, da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, celebra a abertura do III Capítulo Provincial Ordinário. Nos seis dias de evento, de 24 a 29 de novembro, as Irmãs avaliam, rezam e refletem a caminhada realizada e estabelecem as metas missionárias para o triênio 2021-2023.

O evento é o mais importante em âmbito provincial e acontece a cada três anos. Participam Irmãs delegadas das comunidades e as Irmãs convidadas, incluindo representação da missão no Paraguai e Moçambique. Nesta edição, o Capítulo é realizado no Centro de Espiritualidade Cristo Rei – CEREI, em São Leopoldo/RS, por ser o espaço adequado para o correto cumprimento das medidas de segurança de prevenção à Covid-19.

Sob a presidência da Diretora Geral ICM, Irmã Maria Freire da Silva, e em comunhão com toda a Congregação, seguindo o XX Capítulo Geral Ordinário, o Capítulo Provincial tem como tema: “Irmãs do Imaculado Coração de Maria, em fidelidade à raiz fundacional, no compromisso místico-profético com a vida.”, e como lema, conforme Evangelho de São Lucas 1, 39, “Saiamos às pressas, a vida clama”.

Ainda na abertura, o momento de oração trouxe a luz de Cristo Ressuscitado numa vela acesa, seguido das bandeiras dos países onde a Província está presente (Brasil, Argentina, Angola, Moçambique, Angola e Paraguai) e, por fim, a entronização da Palavra de Deus na Sala Capitular.

Na mensagem de abertura, a Irmã Maria Freire lembrou o aniversário de seis anos da província, afirmando que é uma “é uma criança que na sua criatividade, no seu crescimento, vai concretizando o Reino de Deus na história”.

Ainda durante a tarde foi feita a eleição da coordenadora da Sala Capitular. Foi eleita a Irmã Amelia Thiele, tendo como auxiliar, a Irmã Iraídes Dall’Agnol.

PROGRAMAÇÃO

Ao longo dos cinco dias de evento, as Irmãs capitulares e convidadas participam de momentos de avaliação, estudos, debates, celebrações, retiro e a projeção da inserção ICM no contexto social e eclesial. Além disso, será feita a eleição da nova coordenadora provincial e das conselheiras provinciais para o mandato de três anos (2021-2023).

PROVÍNCIA MARIA MÃE DE DEUS

A Província é uma instância regional da Congregação, que dinamiza a vida e a missão evangelizadora das Irmãs em suas comunidades. Sob a responsabilidade da Província Maria Mãe de Deus, cuja sede está em Caxias do Sul, estão mais de 400 Irmãs, divididas em 70 comunidades: 61 no Brasil (Rio Grande do Sul) e no exterior: 01 comunidade na Argentina e 01 comunidade no Paraguai. Na África está com 06 comunidades em Moçambique e 01 comunidade em Angola.

NOTA: Antes e durante o período do III Capítulo Provincial Ordinário, as Irmãs do Imaculado Coração de Maria seguem, com rigor, as medidas sanitárias de prevenção à Covid-19 como, por exemplo, o isolamento social prévio nas suas comunidades de origem, ingresso na Sala Capitular após aferição da temperatura corporal, distanciamento na Sala Capitular, lcool em gel em todo o prédio e o uso de máscaras, em todo tempo. Esclarecemos ainda que, nas fotos feitas sem máscaras, as Irmãs o fizeram apenas para o registro, sendo recolocada em seguida.


Por: Magnus Regis
Assessoria de Comunicação | comunicacao@icm-sec.org.br