Começa o XX Capítulo Geral Ordinário das Irmãs do Imaculado Coração de Maria

 
 
 

As Irmãs do Imaculado Coração de Maria estarão reunidas, de 03 a 12 de novembro, para a realização do XX Capítulo Geral Ordinário da Congregação, que acontece no Centro de Espiritualidade Cristo rei – CECREI, em São Leopoldo, Rio Grande do Sul.

O Capítulo geral é o evento magno da Congregação, acontece a cada seis anos e, segundo as constituições, “expressa a participação de todas as Irmãs na vida e na missão apostólica do instituto”. Estes dias são marcados por avaliações, estudos, debates, retiro e projeção da inserção ICM no contexto social e eclesial.

Irmã Marlise Hendges, Diretora Geral da Congregação, afirma que “com o tema: ‘Irmãs do ICM, em fidelidade à raiz fundacional, no compromisso místico profético com a vida’, e o Lema: Saiamos às pressas, a vida clama! (cf. Lc. 1,39), pretendemos nos aproximar mais da utopia do Reino; revisitar o Carisma Fundacional e assumir, com renovado ardor evangélico, o Projeto de Vida Religiosa Consagrada proposto por Bárbara Maix, Fundadora da Congregação” destaca.

Na ocasião também será feita a eleição da nova Diretora Geral da Congregação, sucessora da Bem-Aventurada Bárbara Maix, e das Irmãs que integrarão o Conselho Geral para o mandato de seis anos (2021-20206). A eleição está marcada para o dia 10 de novembro.

A Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria é a segunda ordem religiosa mais antiga do Brasil. Foi fundada em 08 de maio de 1849, no Rio de Janeiro, pela Bem-Aventurada Bárbara Maix. Hoje, a Sede Geral está em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A estrutura organizacional conta com duas províncias: Província Nossa Senhora Guadalupe, com sede em São Paulo/SP, e a Província Maria Mãe de Deus, com sede em Caxias do Sul/RS. As províncias dinamizam a vida e missão das mais de 110 comunidades religiosas presentes no Brasil, Bolívia, Paraguai, Argentina, Haiti, Itália, Angola e Moçambique.

“Num clima de fé, e no compromisso com a mesma causa do Evangelho de Jesus Cristo, partilhamos esse acontecimento eclesial, de interesse de toda a Comunidade Cristã, na certeza de poder contar com a comunhão e as preciosas e indispensáveis preces de todos/as. Antecipadamente agradecemos as orações e a unidade com as Irmãs da Congregação do Imaculado Coração de Maria, neste momento importante da história congregacional”, finalizou Irmã Marlise.

Medidas de Segurança

Inicialmente o Capítulo Geral seria realizado em Porto Alegre/RS, contudo, para cumprir a risca as medidas do protocolo de prevenção à Covid-19, o evento foi transferido para o CECREI, em São Leopoldo. O espaço oferece as condições essenciais para o cumprimento das normas estabelecidas pelas autoridades sanitárias, oferecendo segurança para as participantes. As Irmãs receberão kits com máscaras, álcool em gel e material informativo, além de todo cuidado prévio que foi solicitado.

Deixa uma resposta

Seu endereo de email não será publicado.