Congregação acolhe a profissão religiosa da Irmã Morgana Garcia

 
 
 

Mais uma jovem diz SIM à Deus e consagra a vida no Carisma e Missão da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria (ICM). No dia 20 de dezembro, a então noviça Morgana Garcia realizou sua primeira profissão religiosa, na comunidade Nossa Senhora Aparecida, em Caxias do Sul/RS.

Irmãs, familiares, religiosos/as e a comunidade local participaram da Celebração Eucarística com o rito da primeira profissão religiosa. Morgana escolheu como lema a citação bíblica: “À quem eu te enviar, irás! O que eu te mandar, falarás! Não tenhas medo. Eu estou contigo” (cf Jr 1, 7-8).

A Santa Missa foi presidida pelo padre Dorival Ferreira Leite, crl. Na homilia, o presbítero ressaltou a fidelidade do amor de Deus para com aqueles/as que se consagram a Deus: “A vida Religiosa Consagrada é o sinal da universalidade do amor de Deus pois, pela emissão dos votos, dizemos sim a fecundidade da vida que se manifesta” disse.

A invocação do Espírito Santo iniciou o rito da primeira profissão religiosa. Em seguida, com a mão sobre a Bíblia e diante da Diretora Geral, Irmã Marlise Hendges, Morgana Garcia fez sua profissão religiosa  com os votos de castidade, pobreza e obediência, em atenção ao carisma Congregacional deixado pela fundadora, Bárbara Maix. Já como Irmã do Imaculado Coração de Maria, Morgana recebeu o livro das constituições e o crucifixo, símbolos da pertença congregacional. As Irmãs Élida Debastiani e Iraídes Dall’Agnol entregaram os símbolos.

Mensagem  da jovem religiosa

“Colocar-se a serviço do Reino é desafiante” foi o que disse a Irmã Morgana em sua mensagem de agradecimento. A jovem religiosa prosseguiu afirmando que “as palavras humanas não traduzem o mistério de Deus e, por isso,  este momento, certamente, é algo divino. O que é divino, a gente não traduz, apenas sente e vive” disse.

Irmã Morgana agradeceu aos familiares, às comunidades pela qual passou, especialmente às comunidades formadoras. Agradeceu o apoio amigos/as e às Irmãs. Finalizou sua mensagem dizendo do orgulho de ser uma consagrada ICM:

“Que possamos caminhar com cristo, intercedidas por Bárbara e Maria, buscando os caminhos de vida e de amor.  Minha caminhada não termina aqui, mas começa. Conto com a oração e apoio de todos/as.  Que o Senhor me leve aonde há pessoas que necessitem da palavra, amor e esperança. Hoje sinto-me orgulhosa de ser Irmã do Imaculado Coração de Maria”.

A Diretora Geral da Congregação, Irmã Marlise Hendges agradeceu aos familiares da jovem Irmã “por doarem a Irmã Morgana para a missão do Reino de Deus”. Felicitou a mais nova religiosa ICM pela coragem, ousadia e disponibilidade em ouvir o apelo de Deus.

Irmã Marlise lembrou que o lema da Congregação que é o de viver em comunidades solidárias, testemunhando a justiça e a profecia do Reino de Deus, especialmente junto aos empobrecidos.

“Irmã Morgana fez um único voto – o de amar. Fez voto de pobreza para ser rica do amor e da misericórdia de Deus. Voto de castidade para ser fecunda e gerar muita vida no Reino de Deus  para onde você for destinada. Voto de obediência para se tornar livre para fazer sempre e em tudo a Vontade de Deus, que é o elemento fundamental de nosso Carisma que Bárbara nos legou” disse.

Ao final da Santa Missa, Irmã Amelia Thiele, coordenadora provincial da Província Maria Mãe de Deus, convidou para rezarmos juntos o seu lema”: À quem eu te enviar, irás! O que eu te mandar, falarás! Não tenhas medo. Eu estou contigo” (cf Jr 1, 7-8), chamando as Irmãs da Comunidade da qual ela fará parte e a enviou para está missão, na comunidade, Casa da Criança Coração de Jesus, em Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul.

Saiba Mais:
Província Maria, Mãe de Deus
Brasil: Rio Grande do Sul, Santa Catarina
Argentina, Angola, Paraguai e Moçambique

Deixe seu comentário