Congregação assume direção de centro médico em Mbanza Kongo, na Angola

 
 
 

ANGOLA – Aconteceu no dia 13 de maço de 2019, a reinauguração do Centro Médico da Caritas, em Mbanza Kongo, cidade da Província de Zaire . A instituição, ligada à diocese local, conta, agora, com a direção confiada à Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. A Irmã Leonardi Backes é a nova diretora.

O Centro Médico oferece atendimentos na área de clínica geral, oftalmologia e análises clínicas. A reabertura do espaço era um anseio de toda a comunidade. Nos últimos quatro anos, o espaço passou por reformas na estrutura e teve a ampliação de salas para pacientes, funcionários, mobiliários e aparelhos hospitalares. Uma cerimônia de bênção, feita pelo bispo diocesano, Dom Vicente Carlos Kiaziku, marcou o evento.

Ao assumir a gestão do espaço, as Irmãs ICM respondem ao apelo da Igreja local, especialmente do bispo diocesano, Dom Vicente, que pediu a presença das Irmãs naquela realidade para que, através da gestão do centro médico, o povo possa ter mais qualidade de vida e saúde.

A gestora do Centro Médico é a Irmã Leonardi Backes. A religiosa é missionária e há cinco anos deixou o Brasil para integrar a frente missionária da Congregação em Moçambique. Em 2016 mudou-se para Angola. A religiosa é formada em farmácia e bioquímica. Tem pós-graduação em administração hospitalar, administração financeira e gestão em saúde. Ao receber a nova missão a Irmã Leonardi defendeu o respeito à vida, atendimento humanizado, a colaboração de todos e pediu a sabedoria de Deus para esta nova missão:

“Fazer gestão é provocar as mudanças necessárias para se obter o resultados desejados, o crescimento humano e físico da instituição. Isso requer dinamismo, envolvimento e sensibilidade para enxergar o visível e o invisível; ouvir o audível e o inaudível no dia a dia da ação” disse.

A comunidade ICM de Angola pertence à Província Maria Mãe de Deus, cuja sede está em Caxias do Sul/RS.

Deixe seu comentário