Congregação encerra a missão no Hospital Dom João Becker, em Gravataí

 
 
 

SOCIEDADE EDUCAÇÃO E CARIDADE
Hospital Dom João Becker – Gravataí – RS
Comunicado à população

A Sociedade Educação e Caridade – SEC (Irmãs do Imaculado Coração de Maria), entidade beneficente de assistência social, com sede em Porto Alegre, RS, à Rua André Puente, nº 460, mantenedora do Hospital Dom João Becker, de Gravataí, RS, vem a público comunicar a decisão de encerrar as atividades do referido Hospital no dia 31 de julho de 2018.

A Congregação assumiu a administração do Hospital no ano de 1958, quando a casa de saúde era ainda incipiente. Investiu recursos humanos e financeiros, de tal monta que hoje pode entregar à Comunidade Gravataiense um Estabelecimento de grande porte, equipado e prestando serviços, em diferentes especialidades, buscando suprir a demanda da localidade.

Desde 2013, a partir de decisão da Diretoria, a Congregação buscou negociar com diferentes grupos e entidades, sempre em sintonia com o Gestor Local, para deixar as atividades da área da Saúde, buscando garantir a continuidade dos serviços à Comunidade, sob a administração de outra entidade. Nesse período, foram analisadas possibilidades, realizados contatos, ouvidas propostas. Enfim, depois de seis anos, obteve essa garantia, com a entrada da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia, de Porto Alegre, na negociação.

O Hospital será transferido na forma de doação onerosa. Em contrapartida, caberá à Santa Casa prestar atendimento de saúde, às Irmãs integrantes da SEC, pelo prazo de 20 anos.

Hoje, com a consciência do dever cumprido, comunica às Autoridades Municipais, aos Poderes Constituídos, ao Ministério Público, à Comunidade de Gravataí, aos Colaboradores, Prestadores de Serviços, Empregados, ao Corpo Clínico e a todo o Corpo Médico que, a partir do dia 01 de agosto de 2018, a Santa Casa será, de fato e de direito, a nova mantenedora e administradora do Hospital Dom João Becker, de Gravataí.

Na oportunidade, a Congregação manifesta seu agradecimento à Comunidade, ao Poder Público, às autoridades, aos funcionários, aos médicos, aos colaboradores, aos fornecedores, aos amigos e amigas, a todos que, de alguma forma ajudaram a levar a bom termo as atividades hospitalares e o atendimento à saúde, em Gravataí.

Depois de 60 anos na gestão do Hospital, as Irmãs do Imaculado Coração de Maria encerram as atividades, com a certeza de ter vivenciado e veiculado os princípios da Fundadora da Congregação, a Bem-Aventurada Bárbara Maix. Consideram cumprida a missão, na localidade, na área da saúde, e expressam seu agradecimento a todos, pela confiança, apoio afetivo e amizade recebidos, e continuará sua presença, em Gravataí, através do Colégio Dom Feliciano e da Casa da Juventude ICM. Rogam a Deus que abençoe toda a comunidade, seus dirigentes, o Hospital e seus novos gestores, para que a vida seja sempre defendida e promovida.

Porto Alegre, 29 de junho de 2018.

Marlise Hendges
Presidente

Deixe seu comentário