Congregação envia Irmãs para a missão em Moçambique

 
 
 

A Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria começou o ano de 2019 com o envio de duas missionárias para as comunidades ICM em Moçambique. As Irmãs Luíza Fagundes e Maria Lopes da Silva embarcaram no dia 15 de janeiro para ajudar na missão evangelizadora e solidária junto ao povo africano.

No Aeroporto de Porto Alegre, as religiosas receberam o abraço fraterno e palavras de encorajamento da Irmã Marlise Hendges, Diretora Geral d Congregação; da Irmã Elenar Berghahn, coordenadora de Educação da Rede ICM; Irmã Dalia Löff, Secretaria Geral; da Irmã Iraídes Dall’Agnol, vice provincial da Província Maria Mãe de Deus, além das Irmãs e familiares que acompanharam o momento.

O envio representa momentos significativos na vida das Irmãs. Aos 62 anos, Irmã Maria Lopes da Silva vive toda a emoção de chegar um novo país, conhecer uma nova cultura e um novo povo para ser uma “irmã entre os irmãos”. Antes de assumir a nova missão, Irmã Maria Lopes estava na comunidade de Frederico Westphalen/RS e, agora, está inserida na comunidade São Miguel, de Micane, onde a Congregação mantém o Postulado, casa de formação para as vocacionadas à Vida Religiosa Consagrada.

Irmã Maria Lopes da Silva recebe a capulana, veste típica da mulher moçambicana

Já para a Irmã Luíza Fagundes, o desafio não é novo. A alegria, porém, é redobrada. O motivo é mais do que especial: após dois anos no Brasil para tratamento de saúde, a religiosa retornou à Moçambique para reencontrar o povo que tanto ama em Chalaua, Nampula. Naquela comunidade, as Irmãs ICM atuam na formação de lideranças, tratamento dos alcoólicos anônimos, na perfuração de poços artesianos entre outras ações sociais.

Irmã Luíza foi acolhida pela comunidade

MISSÃO NA ÁFRICA

São mais de 30 anos de missão das Irmãs do Imaculado Coração de Maria em Moçambique. As religiosas ICM promovem ações de animação missionária, vocacional, formação de lideranças, saúde alternativa, acolhida de meninas e a recuperação de dependentes de álcool.

As Irmãs ICM estão presentes no bairro Muhala Expansão (Nampula), Chalaua (Nampula), Micane (Nampula), Quelimane (Zambézia), Maputo e Panda. Estas comunidades têm a vida e missão dinamizada pela Província Maria Mãe de Deus.

Confira fotos da chegada das Irmãs

Por: Magnus Regis
E-mail: comunicacao@icm-sec.org.br

Deixe seu comentário