Congregação funda nova província: Nossa Senhora de Guadalupe

 
 
 

Mais um espaço para dinamizar a missão evangelizadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Trata-se da Província Nossa Senhora de Guadalupe, cuja fundação será realizada na terça-feira, 02 de dezembro, no primeiro capítulo provincial. O evento reunirá 51 Irmãs, em Natal, capital do Rio Grande do Norte.

A nova província é resultado do processo de reconfiguração congregacional. Esta ação foi iniciada 2012, sendo efetuado em 2014. A nova configuração apresentada une a Província Dulcíssimo Menino Jesus, de São Paulo, e a Província Cristo Libertador, de Teresina.

A Província Nossa Senhora de Guadalupe será constituída por 36 comunidades, com mais de 150 Irmãs. Compreende as comunidades situadas nos Estados de Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Paraná, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Tocantins e nos países: Bolívia, Haiti e Venezuela. A Sede Provincial será instalada em São Paulo, capital.

Em carta publicada em março deste ano, a Diretora Geral ICM, Irmã Marlise Hendges, destaca não se trata apenas de uma reorganização espacial, mas, de reconfigurar para revitalizar a missão evangelizadora da Congregação:

“No intuito de revitalizar a missão, realizamos uma ampla Reconfiguração Congregacional, no sentido de suprimir as cinco Províncias atuais e criar duas novas. Após longo processo de reflexão, decidimos fundar a Província Maria, Mãe de Deus, com sede em Caxias do Sul – RS, e a Província Nossa Senhora de Guadalupe, com sede na cidade de São Paulo – SP. Acima de tudo, desejamos reconfigurar o discipulado a Jesus Cristo, a vida em comunidades solidárias e a missão que o Senhor nos confia.” sisse.

PRIMEIRO CAPITULO PROVINCIAL
O primeiro capítulo provincial acontecerá entre os dias 02 e 06 de dezembro. Irmã Marlise Hendges presidirá os trabalhos desta grande assembléia. Iluminadas pelo tema: “Irmãs do ICM, em comunidades solidárias, enviadas a testemunhar a justiça e a profecia do Reino de Deus”, e pelo lema “Avancem para a outra margem” (cf. Mt 8, 18), as Irmãs planejarão as ações da nova província para os próximos três anos. Na sexta-feira, dia 05, será feita a sessão de eleição do primeiro Conselho Provincial.

Os trabalhos da Congregação para esta regiões estão voltados para a evangelização, com a pastoral missionária, educação, obras e projetos sociais, formação de lideranças, grupos de mulheres, saúde alternativa e a prevenção ao tráfico de pessoas.

A CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA
A Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria é a segunda ordem religiosa mais antiga do Brasil (fundada em 08 de maio de 1849), sendo a primeira de vida ativa. Foi fundada pela Bem-Aventurada Bárbara Maix. Hoje, conta com mais de 700 Irmãs presentes em 15 estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Brasília, Amazonas, Santa Catarina, Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Piauí, Maranhão, Bahia, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba e Tocantins e nos seguintes países: Itália, Moçambique, Paraguai. Haiti, Venezuela, Bolívia e Argentina. A Sede Geral está em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Irmãs do Imaculado Coração de Maria
Sede Geral – Porto Alegre/RS
Serviço de Comunicação: Magnus Regis – (51) 8159-6229 (Com whatsapp)

Deixe seu comentário