Congregação oficializa abertura da Casa da Juventude ICM

 
 
 

Confirmando o compromisso com a causa das juventudes, a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria promoveu a abertura da Casa da Juventude ICM, na tarde do domingo, 17 de junho. A abertura do espaço foi vivenciada como ação de celebração do Ano Bicentenário de nascimento de Bárbara Maix, fundadora da Congregação.

A Casa da Juventude ICM foi instalada num espaço histórico da Congregação, a Villa Lourdes, no bairro Salgado Filho, em Gravataí, região metropolitana de Porto Alegre. Por mais de 60 anos, o espaço serviu casa de formação para a vida religiosa como aspirantado e noviciado.

Para a abertura, foi realizado um momento de celebração que contou com oração e bênção. Participaram as Irmãs do Conselho Geral: Irmã Marlise Hendges, Diretora Geral; Irmã Elenar Luisa Berhgahn, vice-diretora Geral e Conselheira do Setor Educação; Irmã Dalia Löff, Secretária Geral; Irmã Gema Tonial, Secretária da SEC, Irmã Maria Bernadete Macarini, Conselheira da Assistência Social; Irmã Élida Debastiani, Conselheira da Formação e Irmã Maria Joana Guedini, Ecônoma Geral.

“Por muitos anos essa casa serviu para a formação das Irmãs. O espaço continuará a serviço da formação, mas das juventudes. Tomamos a decisão de nos aproximar das juventudes, oferecendo apoio como a Casa da Juventude ICM que servirá como espaço para os jovens da Rede ICM, da Animação Vocacional e de grupos da Igreja” disse a Irmã Marlise Hendges.
Na celebração foi recordada a decisão da XIX Capítulo Geral da Congregação, realizado em 2014, que apontou a missão de aproximação com as juventudes. Essa decisão foi ratificada com o planejamento estratégico da Formação e Animação Missionária, conforme descrito na celebração:

“A Casa da Juventude ICM é uma proposta de compromisso com as juventudes. É um projeto contruído coletivamente por diferentes setores da Congregação: Educação, Assistência Social, Animação Missionária e Formação, buscando gerar ações que fortaleçam a identidade icm, principalmente no âmbito do Serviço de Animação Vocacional (SAV) e Juventudes. Esse espaço que ser um centro de referência de trabalho com os/as jovens, uma forma de atualizar nossa missão evangelizadora, investindo em metodologias de aproximação com as realidades juvenis e na formação de jovens, educadores e Irmãs capacitados para atuar com esses sujeitos”.

Na celebração, o padre Tarcísio Rech, pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Anjos, de Gravataí, abençoou as instalações da casa. Na prece coletiva, Irmãs e leigos desejaram que a missão da Casa da Juventude ICM produza frutos para a Congregação, para a Igreja e a sociedade.

Casa da Juventude ICM em atividade
O novo espaço ICM terá estrutura física adequada para acolher as atividades com os jovens. Ainda neste ano serão iniciadas as obras de melhoria e a realização das primeiras atividades. Também Irmãs, leigos, colaboradores /as e grupos eclesiais poderão usufruir do espaço.

Casa Villa Lourdes
A Casa Villa Lourdes foi doação do bispo Dom João Becker à Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria no ano de 1967. Inicialmente, residiram ali as Irmãs que trabalhavam no Colégio Dom Felicano. Em 1969, a comunidade tornou-se independente do colégio. Em 1971 foi ali instalado o noviciado, assim permanecendo por 20 anos. Em 1995, a Villa Lourdes passou a acolher o aspirantado, permanecendo até o mês de dezembro de 2017.

Presenças
Da Celebração também participaram as Irmãs das comunidades do Colégio Dom Feliciano, Colégio Mãe de Deus, Colégio Stella Maris; Instituto Providência, Hospital Dom João Becker, a comunidade da Animação Vocacional da Província Maria Mãe de Deus, leigos e leigas da Congregação.

Deixe seu comentário