Congregação realiza conselho plenário extraordinário

 
 
 

Os trabalhos do Conselho Plenário Extraordinário da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria foram iniciados na manhã da quarta-feira, dia 23, no Instituto Coração de Maria, em Porto Alegre. Em pauta, os estudos para melhor estruturação dos serviços prestados junto aos empobrecidos/as.

Participam deste encontro o Conselho Geral da Congregação, conselheiras das cinco Províncias ICM: Porto Alegre, Santa Maria e Caxias do Sul (RS), São Paulo (SP) e Teresina (Nordeste), Irmãs convidadas eassessores/as leigos/as. Nesta oportunidade, serão aprofundados os estudos acerca da melhor estruturação dos serviços prestados pela Sociedade Educação e Caridade (SEC) – personificação civil da Congregação –, com base nas exigências da Lei 12.101/2009 que trata sobre a certificação das entidades beneficentes de assistência social (CEBAS).

Na abertura do encontro, Irmãs e assessores/as leigos/as foram carinhosamente acolhidas/os. Na oração que abriu os trabalhos, todos/as foram motivados a refletir sobre a vida no planeta e a convivência com a criação. As/os  participantes expressaram em frases e cantos o significado desse desejo de melhor preservar o planeta e também o de aprimorar a doação feita aos sujeitos da missão.

Na mensagem de abertura, a Diretora Geral, Irmã Marlise Hendges, disse que a presença de cada participante revela o sentimento de pertença para com a Congregação. Segundo Irmã Marlise, o ano de 2011 é um tempo histórico por ser o ano de ação de graças pela Beatificação de Bárbara Maix, a celebração de 100 anos da SEC, a renovação do Certificado CEBAS feito pelo Governo Federal à Congregação: “Isso mostra que temos prestado um serviço gratuito de qualidade aos empobrecidos, que são os sujeitos de nossa missão”, disse a Diretora Geral, acrescentando ainda o último feito ICM: a concretização do marco da Beatificação, que foi a fundação da Comunidade Bem-Aventurada Bárbara Maix, em Manaus-AM.

“Bárbara Maix construiu a ‘Casa-Congregação’ na rocha que é Jesus Cristo. Mesmo com dificuldades, a casa não ruiu e permaneceu firme”, ressaltou Irmã Marlise, durante sua mensagem.

O Conselho Plenário Extraordinário teve os trabalhos encerrados na tarde da quinta-feira, dia 24.

O Conselho Plenário ICM – Conforme as constituições da Congregação, o Conselho Plenário acontece uma vez por ano, havendo necessidade, é convocado o Conselho Plenário Extraordinário. O encontro é um “órgão colegiado de estudos, reflexão, assessorias com direito a voto consultivo para ação conjunta nos assuntos mais importantes da Congregação”.

Deixe seu comentário