Congresso da Vida Consagrada: “Vós sois as testemunhas destas coisas”

 
 
 

“Vós sois as testemunhas destas coisas”
(Lc 24, 48)

Num clima de alegria, esperança e profecia aconteceu o Congresso da Vida Religiosa Consagrada nos dias 07 a 10 de abril em Aparecida do Norte – SP. Mais de dois mil consagrados e consagradas puderam experimentar a gratuidade de Deus que, de tempo em tempo, convoca mulheres e homens para o anúncio do Evangelho da Vida e da Esperança, para um povo que tem sede e fome de Deus.

20150409_092039Um grupo de Irmãs do Imaculado Coração de Maria participou do Congresso com alegria e comunhão congregacional, como um momento de grande importância para reafirmar e intensificar o nosso compromisso de discípulas missionárias.

Com o tema: “Assumir o núcleo identitário da Vida Consagrada: atitude profética, Processo Mistagógico” e o lema: “Não ardia nosso coração quando Ele nos falava pelo caminho?” (Lc 24, 32), o Congresso objetivou “animar, fazer arder o coração da Vida Consagrada para a missão e a profecia, em vista da vivência da Radicalidade do seguimento de Jesus Cristo, com alegria e esperança”. Caracterizou-se como um momento de graça e de celebração do Ano da Vida Consagrada convocada pelo Papa Francisco, como oportunidade de reavivar a esperança e a alegria da consagração.

A metodologia do Congresso foi marcada pelo Ver, Julgar/Iluminar, Celebrar e Agir. O primeiro dia foi assinalado pelo Resgate histórico, com destaque as temáticas: Resgatando o Caminho; Peregrinos vigilantes, Místicos militantes, Profetas de uma Igreja em saída (Linhas forças das Cartas “Alegrai-vos e Perscrutai”, da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedade de Vida Apostólica). No segundo dia o destaque foi para o iluminar: Do Mistério à Mistagogia a partir dos temas: Alcançados pelo Mistério e Acolhendo a Mistagogia. Já o terceiro dia, encaminhando para a dinâmica do agir: Da esperança para a Alegria com os temas: Oportunidades e perspectivas para a Vida Consagrada no mundo contemporâneo; Luzes e Esperanças na Vida Consagrada da América Latina e a Alegria de ser Enviados em Missão. Culminando no quarto dia com o destaque: celebrando a alegria.

Os assessores e assessoras com sabedoria e profecia, conduziram os temas com muita profundidade, experiência e leveza. De muita relevância foram os encaminhamentos como marco da profecia do Congresso: uma carta ao Papa Francisco; um manifesto da conjuntura Política do Brasil e um Documento Síntese com as retrospectivas do Congresso.

Momentos significativos do Congresso: os momentos celebrativos, marcado pela Mistagogia,  Leitura Orante; envio da Irmã Marlene Avanzi para a missão no Haiti no Projeto missionário da CRB e CNBB bem como, a realização de uma coleta em prol da missão no Haiti.

O Congresso foi para nós, um momento rico de retomada com ternura e paixão do núcleo Identitário da Vida Religiosa Consagrada, o reavivar a mística da missão e o alimentar com coragem e esperança a profecia do Reino de Deus.

Irmãs: Raimunda Alves e Maria Aparecida Barboza

Deixe seu comentário