Conselho Plenário da Congregação debate processo formativo para a Vida Consagrada

 
 
 

Começou nesta segunda-feira, 08 de outubro, o Conselho Plenário Geral da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, quase 70 Irmãs que representam a missão da Congregação no mundo, avaliam a caminhada congregacional no atual contexto social.

O Conselho Plenário Geral é uma assembleia anual e é o segundo evento mais importante na vida da Congregação, atrás apenas do Capítulo Geral. Nos três dias (de 08 a 10), as Irmãs perseguem o objetivo de socializar a caminhada congregacional, a partir da programação geral 2018, refletir sobre a conjuntura social e o Processo Formativo para a Vida Religiosa Consagrada, no contexto atual.

Na mensagem de abertura e de acolhida às participantes, Irmã Marlise Hendges, Diretora Geral da Congregação, destacou a responsabilidade para com a caminhada congregacional:

“Estar aqui no Conselho Plenário é um privilégio e uma responsabilidade. Privilégio por podermos participar ativamente do processo congregacional. Responsabilidade porque vamos colocar a mão na massa e ajudar a pensar a continuidade da caminhada. O Papa Francisco diz que é preciso aliar a liberdade, verdade e caridade. Só o diálogo faz crescer. Uma crítica honesta e transparente é construtiva e ajuda, ao contrário da s bisbilhotices inúteis, das murmurações, das deduções ou dos preconceitos” disse.

A Diretora Geral falou lembrou que o evento acontece num contexto plural, com um cenário sombrio diante da realidade brasileira com o processo eleitoral conturbado, mas de esperança com a realização do Sínodo dos Bispos para a juventude, que acontece no Vaticano, e destacou o mensagem do Papa sobre evitar as ‘profecias das desgraças’: “precisamos ser profetizas da esperança, da fé, da certeza de que Deus conduz a história”.

Irmã Marlise falou ainda: “o Conselho Plenário é um exercício de discernimento. Por isso, somos chamadas a colocar-nos à escuta daquilo que nos sugere o Espírito. A partir da realidade Congregacional, social e eclesial, e das luzes sobre o processo formativo, tesouros preciosos que vamos contemplar, serão necessários momentos de silêncio e de atenção à interioridade, para intuir e indicar o caminho a seguir”.

Finalizando a mensagem, e recordando a Bem-Aventurada Bárbara Maix, fundadora da Congregação, a Diretora Geral convidou as Irmãs a perseverar na fé, na paciência e na missão.

PROGRAMAÇÃO:

O Conselho Plenário acontece seguindo a programação:

Dia 08
Missa de Abertura, socialização da caminhada das províncias, do Setor Geral e início da formação sobre a análise de conjuntura e do tema “Processo formativo para a Vida Religiosa Consagrada no contexto atual”, com os padres jesuítas Jaldemir Vitório e José Ivo Fohlmann.

Dia 09
Missa, seguido de continuação da assessoria do “Processo formativo para a Vida Religiosa Consagrada no contexto atual”.

Dia 10
Missa, trabalhos em grupos, plenária, avaliação do encontro e celebração de envio.

Confira as fotos

Deixe seu comentário