Conselho Plenário: “É nas maiores crises que a Vida Religiosa Consagrada é necessária”, diz Irmã Marlise

 
 
 

Pela primeira vez na história, o Conselho Plenário Geral, um dos eventos mais importantes da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, é realizado na modalidade virtual. A atividade reúne representações das comunidades ICM no Brasil, Haiti, Bolívia, Moçambique e Angola. O encontro começou na manhã da sexta-feira (28/08) e prossegue até o fim da manhã do sábado (29/08).

Por ser o último Conselho Plenário Geral do Sexênio 2014-2020, o evento fortalece ainda mais a caminhada congregacional rumo ao XX Capítulo Geral Ordinário, por isso, os dois dias de estudos, debates e orações acontecem à luz do tema: “Irmãs do Imaculado Coração de Maria em fidelidade à raiz fundacional, no compromisso místico-profético com a vida.” e o lema “Saiamos às pressas a vida clama!” (cf. Lc 1, 39).

Na mensagem de abertura, a Diretora Geral, Irmã Marlise Hendges, falou da preparação para o Capítulo Geral, evento magno da Congregação.

“É tempo extremamente crucial para a história da humanidade. E não só por causa do coronavírus. Em tempo de capítulo, revisitamos a raiz fundacional, o Carisma e a missão. Revemos a nossa presença no mundo. A gravidade do momento em que vivemos, nos interpela a olha com muita seriedade, com sensibilidade e com responsabilidade para realidade do povo, que vive em tempos agravantes de incertezas, de sofrimento, de dor, de morte.” disse.

Irmã Marlise: “A vida religiosa é profecia”.

Irmã Marlise continuou: “realizar a vontade de Deus, de sermos testemunhas da justiça e profecia, neste contexto, é uma exigência muito grande. É um clamor! Temos consciência de que escutar os apelos do Espírito Santo e os clamores do povo, é tornar o Reino de Deus presente no mundo. E este é o papel da Vida Religiosa Consagrada. A vida religiosa é profecia” enfatizou.

A Diretora Geral ICM lembrou as palavras do Papa Francisco ao destacar as pandemias que afetam o mundo: o coronavírus, a fome, a guerra, a falta de educação para as crianças e a saúde precária. Tudo isso leva à uma profunda crise política e de governança.

“O povo e todas nós vivemos num cenário triste e de insegurança. Estamos nas mãos dos governantes que não prezam a vida, que não se importam com ser humano e que ignoram, principalmente, os mais vulneráveis e excluídos nesta sociedade estruturalmente desigual, injusta e violenta” enfatizou.

Cada Irmã ICM chamada a ser presença de esperança, de ânimo, de fé e, a exemplo de Maria, sair apressadamente ao encontro da vida que clama: “É nas maiores crises que a Vida Religiosa é mais necessária”.

Por fim, Irmã Marlise destacou: em tempos como este é que o Evangelho deve brilhar: “O Evangelho que nos faz compreender que este tempo não é para as indiferença, não é para o egoísmo, para as divisões e nem para o enfraquecimento” e completou dizendo que é sob os fundamentos do Boa Nova e da realidade do povo que acontecerá o evento magno da Congregação.

DOIS DIAS DE ENCONTRO

Estudo e partilha da caminhada congregacional ocupam a programação do primeiro dia do Conselho Plenário. Durante a manhã, o padre Jaldemir Vitório, religioso jesuíta, conduziu o estudo sobre o tema e o lema do XX Capítulo Geral. Na parte da tarde, acontece a partilha da caminhada de cada seguimento do setor geral da Congregação – Educação, Assistência Social, Animação Missionária, Formação e da Diretora Geral. Também as Províncias Maria Mãe de Deus e Nossa Senhora de Guadalupe socializam a caminhada congregacional realizada no último ano, nos países com a presença solidária e missionária das Irmãs. O dia será finalizado com a Equipe do Capítulo Geral.

Já no sábado os trabalhos continuam com a Equipe do Capítulo Geral.

CONSELHO PLENÁRIO GERAL

Conforme as constituições da Congregação, o Conselho Plenário acontece uma vez por ano, havendo necessidade, é convocado o Conselho Plenário Extraordinário. O encontro é um “órgão colegiado de estudos, reflexão, assessorias com direito a voto consultivo para ação conjunta nos assuntos mais importantes da Congregação”. Participam as Irmãs integrantes do Conselho Geral, Conselhos das Províncias Maria Mãe de Deus e Nossa Senhora de Guadalupe, além de Irmãs convidadas.

 

Por: Magnus Regis
Assessoria de Comunicação | comunicacao@icm-sec.org.br

Deixa uma resposta

Seu endereo de email não será publicado.