Coronavírus: Em ação solidária, Irmãs confeccionam aventais para os profissionais da saúde

 
 
 

Porto Alegre (RS) – Em meio à pandemia do novo coronavírus, mais uma ação solidária das Irmãs do Imaculado Coração de Maria (ICM) ajuda a tecer a rede do bem. Religiosas e uma colaboradora do Instituto São Benedito, unidade socioassistencial da Rede ICM, no bairro Belém Velho, já costuraram mais de 100 aventais, que foram doados ao Hospital Divina Providência, de Porto Alegre.

A ação das Irmãs é uma resposta ao apelo feito pelo Hospital, nas redes sociais. A solicitação do Hospital foi por pessoas que, voluntariamente, se dispusessem a confeccionar máscaras e aventais, cujo estoque estava em baixa.

Segundo a Irmã Beatriz Pagnossim, três Irmãs e uma funcionária dispuseram-se a colaborar no trabalho. Na primeira leva, 90 aventais foram confeccionados, no próprio Instituto, cujas atividades de Assistência Social estão suspensas, por conta da pandemia. Na entrega dos primeiros aventais, veio o pedido por mais doações, que foi prontamente atendido pelas costureiras, que já confeccionaram mais 40 aventais.

De acordo com a Irmã Beatriz, a inspiração para este trabalho voluntário, nesse tempo de pandemia, vem da própria fundadora da Congregação, Madre Bárbara Maix (1818-1873) que, em vida, no Brasil, também enfrentou três epidemias – cólera, febre amarela e tifo – e as suas consequências, com espírito evangélico e solidário, colocando-se, com as Irmãs, a serviço das necessidades de cada momento.

“Logo pensei na vida generosa e atenta que Bárbara tinha com os mais necessitados. Vemos tantos gestos de solidariedade que é impossível ficar indiferente. Os aventais são confeccionados em TNT e, os profissionais os usam apenas uma vez, para atender os doentes e, depois, são descartados”, disse a religiosa.

No Instituto São Benedito, o grupo das costureiras solidárias é formado pela Irmã Beatriz Pagnossim, Irmã Lúcia Klein, Irmã Maria Faco Lovis e pela colaboradora Verônica Modelski Schatkoski. A comunidade é integrada, ainda, pela Irmã Maria Luiza Martinelli – Diretora do Instituto, e pela Irmã Nadir Zátera.

Esta é a terceira ação solidária da Congregação ICM, como rede solidária de combate à Covid-19. Na semana passada, três Irmãs da comunidade Nazaré, de Lajeado (RS), informaram a confecção de mais de 200 máscaras que serão doadas aos pobres. Também as Irmãs da Comunidade Bárbara Maix, de Porto Alegre, entraram na tarefa solidária de confecção de máscaras. No início do mês de abril, a Congregação disponibilizou as casas de retiros de Caxias do Sul e de Vale Vêneto, em São João do Polêsine, para acolher os profissionais da saúde. Já a primeira ação foi o Dia Congregacional de Oração, pelo fim da pandemia, no dia 28 de março. Todas as comunidades ICM – Brasil, Itália, Bolívia, Paraguai, Argentina, Haiti, Angola e Moçambique – estiveram unidas em comunhão e oração, pelo fim do contágio.

Por: Magnus Regis | comunicacao@icm-sec.org.br
Colaborou: Irmã Gema Tonial

Deixe seu comentário