CRB Nacional: Religiosos (as) estejam unidos ao povo diante da crise brasileira

Ir. Maria Inês Vieira Ribeiro, presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil.
 
 
 
Ir. Maria Inês Vieira Ribeiro, presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil.

Numa mensagem profética, Ir. Maria Inês Vieira Ribeiro, presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil, a CRB Nacional, conclama aos consagrados (as) à unidade em favor do povo diante as atual conjuntura brasileira.

Em mensagem publicada no início de agosto, a presidente afirma: “Convido a Vida Religiosa Consagrada a se manifestar e que o nosso povo experimente que estamos do seu lado, que a causa dos pequenos, empobrecidos e excluídos é nossa causa. Não podemos ficar alheios ao grito de uma Nação explorada pelos interesses públicos e privados sacrificando as famílias, os jovens e as crianças”.

Confira a mensagem na íntegra:

APELO À VIDA RELIGIOSA CONSAGRADA DO BRASIL

O dia 02 de agosto é muito significativo para a Família Franciscana como o “dia do perdão de Assis”.

Renovando o pacto de unidade com todos os irmãos e irmãs dessa grande família, acolho como “nota de todos os Consagrados e Consagradas do nosso país” a nota lançada pelos Jesuítas do Brasil, reunidos em Assembleia nos dias 25 a 27 de julho, em Itaicí – SP.

Todos/as estamos realmente indignados pelo modo com está sendo governado o nosso país. A crise em que estamos mergulhados está afetando e afetará ainda mais a população brasileira, especialmente a mais vulnerável, os pobres, os negros e os indígenas. Crescerá, ainda mais, a desigualdade socioeconômica e podemos mergulhar num fosso de marginalidade, violência e pobreza.

Nós não aguentamos mais tanta corrupção entre as esferas dos poderes que deveriam dar ao Brasil legitimidade, dignidade e esperança. Chega de hipocrisia e mentira!

Não podemos nos conformar que a supremacia do lucro e a idolatria do dinheiro deem primazia ao mercado, sacrificando mais e mais as pessoas.

Temos de nos unir no veemente apelo por reformas políticas e econômicas que favoreçam verdadeiramente o povo.

Convido a Vida Religiosa Consagrada a se manifestar e que o nosso povo experimente que estamos do seu lado, que a causa dos pequenos, empobrecidos e excluídos é nossa causa. Não podemos ficar alheios ao grito de uma Nação explorada pelos interesses públicos e privados sacrificando as famílias, os jovens e as crianças.

A situação que vivemos “mexe com a Vida Religiosa Consagrada” e nos convida a comprometer-nos, com radicalidade evangélica, na nossa missão junto ao mais pobres e excluídos, nos gestos concretos de solidariedade e esforços por mais justiça.

Estejamos do lado do povo para não perdermos a esperança e muito menos fazendo-nos cúmplices! Jesus, nosso Mestre e Pastor nos anima! “Coragem, eu venci o mundo”! (João 16, 33).

Ir. Maria Inês Vieira Ribeiro, mad
Presidente da CRB Nacional

Deixe seu comentário