Dom Jaime Spengler no Capítulo Geral: Coragem e ousadia para responder aos desafios do nosso tempo

 
 
 

A abertura oficial do XX Capítulo Geral Ordinário da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria aconteceu na manhã desta quarta-feira, 04 de novembro, no segundo dia de evento.

Na primeira ação do dia, as Irmãs participaram da Celebração Eucarística presidida por Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a CNBB. Na celebração, as Irmãs apresentaram as bandeiras dos países onde a Congregação está inserida, além do estandarte com o ícone-símbolo do Capítulo Geral e do sexênio (2021-2026).

Na homilia, Dom Jaime Spengler afirmou que o Capítulo Geral é o momento oportuno para cuidar “das coisas pertinentes a Deus, que caracterizam a nossa família religiosa. E o que nos caracteriza é o seguimento de Jesus, é o discipulado” afirmou.

O arcebispo apontou ainda três atitudes essenciais para vivenciar o tempo capitular: conhecer a realidade, rezar a realidade, e por último, a disposição de dialogar como irmãos e irmãs. Assim, disse o religioso, será possível oferecer respostas à altura do Evangelho, nos dias de hoje.

“No caminho assumido do discipulado, somo exortados a deixar tudo, como ouvimos no Evangelhos, para nos lançar, sem reservas, no serviço do Reino de Deus, com coragem e ousadia, como nos pede o Papa Francisco” afirmou Spengler.

Dom Jaime disse ainda: “Deus nos conceda a sua graça, para podermos responder à altura aos apelos do nosso tempo, com determinação, coragem e ousadia, orientadas pelo discernimento, que é um dom do Espírito de Deus”, finalizou.

Já no final da celebração, o bispo agradeceu ao trabalho realizado pela Congregação na Arquidiocese de Porto Alegre e na Igreja do Brasil, especialmente na causa do enfrentamento ao tráfico humano.

Além da Missa desta quarta-feira, Dom Jaime voltará a participar o Capítulo. Ele presidirá a Missa e acompanhará a sessão plenária da eleição da Diretora Geral, na terça-feira, dia 10, e presidirá a Missa de encerramento do Capítulo Geral, no dia 12 de outubro.

XX CAPÍTULO GERAL ORDINÁRIO

O Capítulo acontece de 03 a 12 de novembro. Tem como tema: “Irmãs do ICM, em fidelidade à raiz fundacional, no compromisso místico profético com a vida” e o lema: “Saiamos às pressas, a vida clama!” (cf. Lc. 1,39).

 

Por: Magnus Regis | comunicacao@icm-sec.org.br

Deixa uma resposta

Seu endereo de email não será publicado.