Educação ICM: Jornada Pedagógica preparou professores para a volta às aulas

 
 
 

Um prédio escolar imerso em silêncio e calmaria. Esta é uma cena pouco comum que, agora, começa a ter um fim. É chegado o tempo de viver a “Volta às aulas”. Aos poucos, o silêncio dá lugar ao som das mochilas de rodinhas sendo levadas, das saudações de acolhida, dos sorrisos, conversas de assuntos mil… enfim, dos encontros e reencontros.

Nas 16 escolas geridas pelas Irmãs do Imaculado Coração de Maria, os portões estão aberto para acolher a toda a comunidade escolar: alunos/as, professores/as, Irmãs e demais colaboradores/as. Essa alegria já foi vivida pelas escolas ICM dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Nestes estados, as aulas foram iniciadas ainda em janeiro.

Mesmo antes do primeiro dia de aula de 2015, o trabalho a ser realizado durante o ano é pensado com muito carinho. A preparação que antecede a volta às aulas é chama de “Jornada Pedagógica” – são dias para fortalecer a espiritualidade, conhecer ou revisar o projeto educativo que norteia a educação ICM e planejar as ações que serão realizadas.

Por exemplo, o Colégio Mãe de Deus, em Porto Alegre, realizou a sua Jornada Pedagógica nos dias 29 e 20 de fevereiro. O sentimento era de alegria e novidade. A instituição de ensino tem nova diretora: a Irmã Sueli Rosane. Novos e antigos professores encontraram-se para pensar a caminhada educacional. Recordando o projeto educativo e a pedagogia da fundadora, a Bem-Aventurada Bárbara Maix e do mestre Jesus, os professores foram convocados a fazer da transmissão de conhecimento, na verdadeira transformação de vida.

O primeiro dia foi dedicado à formação com a Professora Doutora Thereza Penna Firme, que apresentou a palestra “Educar, uma paixão que se renova – Planejamento, gestão da sala de aula e avaliação: o ciclo que nunca se completa na educação.”

IMG_4986

“Primeiro é o respeito pelas crianças. Não importa o tamanho. Esse respeito nos leva a saber mais sobre ela. Antes falar, ouvi-la. As crianças têm um mundo próprio, a própria lógica e inquietação. É com base nesse conhecimento que nós vamos elaborar a nossa didática e o nosso ensinamento. Ensinar o que ela já sabe é desperdício. Buscar atender as suas inquietações é urgente. Não podemos adiar! Educar vai além do ensinar. O conhecimento é o veículo. O que é importante é transformar através do conhecimento.” Disse Thereza.

Para a nova diretora do Colégio Mãe de Deus, estes dias de formação reafirmam aquilo que é sagrado na educação ICM: educar para a vida.

“A semana pedagógica tem esse cunho para que os professores continuem sonhando e apostando na continuidade do trabalho quem vem sendo realizado. Há 110 anos, o Colégio Mãe de Deus trabalho com crianças e jovens formando para a vida” disse

Irmã Sueli Rosane acrescentou ainda que os valores praticados pela instituição são perenes: “Esperamos que os nossos alunos sejam adultos que desenvolvam os valores da educação ICM que prima pelo respeito, amor, solidariedade e humanização.

Educação ICM

É nesse mesmo sentimento que as escolas ICM prepararam-se para acolher os alunos/as – a razão de ser de uma escola. Professores preparados, com o projeto educativo em mãos, é hora de abrir os portões, acolher e dizer: “Boas Vindas! É bom tê-los de volta em nossa escola.”

Deixe seu comentário