Educando da Rede ICM de Assistência Social integrará delegação na conferência nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente

 
 
 

Durante a participação na 10ª Conferencia Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Rubens Alexandre Dorneles, educando do Instituto Providência, da Rede ICM de Assistência Social, foi eleito para integrar a delegação gaúcha na conferência nacional, que deve acontecer em outubro, em Brasília.

A Conferência Estadual aconteceu de 21 a 23 de maio, na PUCRS, em Porto Alegre, e debateu o tema: “Proteção integral, diversidade e enfrentamento das Violências”. Educandos e colaboradores do Instituto São Benedito, do Instituto Providência e da sede da Rede ICM, a Unidade de Serviços e Apoio, participaram de forma destacada do evento:

“A Rede ICM / Sociedade Educação e Caridade – SEC, contou com a presença dos adolescentes e educadores que participaram como facilitadores dos grupos de eixos temáticos nas oficinas.” disse a Irmã Maria Bernardete Macarini, coordenadora de Assistência Social da Rede ICM, e que integrou a comissão organizadora do evento.

Os eixos temáticos trabalhados foram: Garantia dos direitos e políticas públicas integradas e de inclusão social; prevenção e enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes; orçamento e financiamento das políticas para crianças e adolescentes; participação, comunicação social e protagonismo da criança e adolescentes; e espaços de gestaão e controle social das políticas públicas de crianças e adolescentes.

Nos três dias de trabalho, a conferência discutiu, por meio de grupos de trabalho e plenária, as deliberações da Conferência Estadual e escolheu os delegados que participarão da Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que deve ocorrer em outubro, em Brasília. Entre os eleitos está Rubens Alexandre Dorneles, educando do Instituto Providência, de Porto Alegre.

A conferência estadual aprovou ainda indicação de ações que serão adotadas pelo Estado, bem como aprovou a indicação de propostas que serão levadas para debate na conferência nacional.

Onde marca presença, a Rede ICM de Assistência Social participa das conferências e fóruns em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. A instituição acredita que a participação ativa nestes espaços é fundamental para a elaboração e controle das políticas públicas para o setor.

 


Por: Magnus Regis

magnus@redeicm.org.br

Deixe seu comentário