Em carta, Papa Francisco abençoa a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria

 
 
 

O Papa Francisco enviou “fraternas saudações” e concedeu a Bênção Apostólica à toda Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. O gesto de particular afeto do Pontífice é uma resposta à comunicação enviada pela Congregação ao Vaticano, na qual comunicou a realização do XX Capítulo Geral Ordinário, realizado em novembro de 2020.

As palavras do Santo Padre chegaram por meio de carta, datada em 21 de dezembro de 2020, assinada pelo arcebispo Dom Edgar Peña Parra, Substituto da Secretaria de Estado do Vaticano. A missiva, endereçada à Irmã Maria Freire da Silva, Diretora Geral, chegou nesta semana e informa que o Papa Francisco “dirige o seu mais sentido de encorajamento para fazer com que as luzes recebidas durante os dias de encontro, entre orações e diálogos, ajudem a cada Consagrada a buscar corresponder aos anseios do mundo hoje”.

Recordando a fidelidade ao Carisma transmitido pela Bem-Aventurada Bárbara Maix, o Papa recomenda que as Irmãs possam ser instrumento para fortalecer a esperança no coração dos homens e mulheres, conscientes de que “a nossa esperança é uma Pessoa, é o Senhor Jesus que reconhecemos vivo e presente em nós e nos nossos irmãos, porque Cristo ressuscitou”.

Feliz com a mensagem recebida, Irmã Maria Freire escreveu para as Irmãs ICM:

“Queridas Irmãs, esta semana recebi a carta, em nome do Papa Francisco, nos felicitando pela realização do XX Capítulo Geral Ordinário, em 2020. Achei por bem partilhar o conteúdo da carta com as senhoras. A reflexão feita, nos recorda nosso compromisso como Irmãs do Imaculado coração de Maria. Que a Trindade Santa desça valsando sobre cada uma, trazendo paz e sabedoria. Meu abraço fraterno.”

Confira a íntegra da mensagem:

SECRETARIA STATVS

À Reverenda Irmã Maria freire da Silva
Diretora Geral
Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria

O Papa Francisco envia fraternas saudações a toda essa Família Religiosa que acaba de viver o seu XX Capítulo Geral Ordinário e dirige o seu mais sentido encorajamento para fazer com que as luzes recebidas durante os dias de encontro, entre outras ações e diálogo, ajudem a cada Consagrada a buscar corresponder aos anseios e desafios do mundo de hoje. E assim, na fidelidade ao Carisma transmitido pela Beata Bárbara Maix, possam ser instrumentos para fortalecer a esperança no coração dos homens e mulheres, conscientes de que “a nossa esperança não é um conceito, nem um sentimento, não é um celular, nem uma porção de riquezas! A nossa esperança é uma Pessoa, é o Senhor Jesus que reconhecemos vivo e presente em nós e nos nossos irmãos, porque Cristo ressuscitou” (Papa Francisco, Audiência Geral de 05/04/2017). E como penhor de abundantes graças divinas sobre todas as Irmãs do Imaculado Coração de Maria, e em sinal de reconhecimento eclesial pelo serviço apostólico prestado, o Santo Padre concede a Benção Apostólica, que de bom grado faz extensiva a quantos acolhem e servem nas múltiplas valências que lhes estão confiadas, pedindo também que não deixem de rezar por ele.

Vaticano, 21 de dezembro de 2020.

+Edgar Peña Parra
Substituto da Secretaria de Estado de Sua Santidade


Por: Magnus Regis | comunicacao@icm-sec.org.br