Encontro reúne Assistentes Sociais da Sociedade Educação e Caridade

 
 
 

Pela primeira vez, a Sociedade Educação e Caridade (SEC), personificação civil daCongregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, reuniu profissionais da Assistência Socials que atuam nas Áreas de Educação, Ação Social e Saúde da entidade para um encontro de aperfeiçoamento e socialização das experiências já realizadas.


O encontro realizado no Instituto Coração de Maria aconteceu nos dias 07 e 08 de abril, acolheu Irmãs e assistentes sociais que atuam no Setor Pastoral e Instituições como Obras Sociais, escolas e hospitais ICM no Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro. O tema e objetivo de estudo deste primeiro encontro foi  a interface da política da Assistência Social para reflexão e ampliação do trabalho desenvolvido na defesa e promoção da vida dos sujeitos prioritários da missão ICM: os/as empobrecidos/as.

As Irmãs Conselheiras Gerais: Amélia Thiele e Irmã Eurides Alves de Oliveira coordenaram o encontro junto com Simone Romanenco, Assistente Social da Sociedade Educação e Caridade. Na programação constou o estudo da prática social deixada pela Bem-Aventurada Bárbara Maix, Identidade e missão da SEC, Marco legal da certificação, políticas pública, a importânciada Assistente Social na missão institucional e partilha das ações já realizadas.

Irmã Marlise Hendges, Diretora Geral da Congregação, visitou o encontro e, em sua palavra de acolhida, lembrou a fundadora da Congregação como pioneira do Serviço Social em Porto Alegre quando veio para o Rio Grande do Sul para cuidar da Roda dos Expostos da Santa Casa de Misericórdia.

Simone Romanenco classificou o encontro como pioneiro. Para a Assistente Social da SEC, os maiores beneficiados com este encontro de aperfeiçoamento serão os atendidos pela Instituição: “Este encontro é pioneiro na SEC. Representa a celebração de um trabalho em rede. Dá lógica profissional-técnica do trabalho da Congregação dando lugar de referência  no conjunto de políticas públicas da entidade. Demonstra um compromisso social quando reúne as colaboradoras. Quem ganha é a sociedade, os sujeitos da missão” destaca.

Já Irmã Zélia Maria Benvegnú, Diretora da Obra Social Coração de Maria, em Porto Alegre, destacou a iniciativa: “Sonhava com esse encontro de integração entre asassistentes sociais. O encontro é interessante para que todas possam se apropriar  do carisma e trabalho da Congregação. A dinâmica do encontro foi legal e vai desencadear uma série de coisas boas, sobretudo para os empobrecidos”, disse.
 

Trabalhos em grupos e uma avaliação encerraram as atividades deste encontro.

Deixe seu comentário