Ética e valores: Encontro de formação reúne quase 400 professores da Rede ICM de Educação

 
 
 

Um grande evento de formação marcou o início das atividades letivas de 2018 para a Rede ICM de Educação no Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, o Colégio Nossa Senhora da Glória acolheu na quinta-feira, 15, o evento “Refletindo sobre a Ética e nossos valores”, com a palestra do professor doutor Zeca de Mello.

O encontro de formação é mais um grande evento que marca a unidade da Rede ICM. Quase 400 professores e educadores participam do encontro, vindos das seguintes unidades de ensino: Colégio Mãe de Deus (POA), Colégio Nossa Senhora da Glória (POA), Colégio Stella Maris (Viamão), Colégio Madre Bárbara (Lajeado) e Colégio Imaculada Conceição (Dois Irmãos).

Para a coordenadora de educação da Rede ICM, Irmã Elenar Luisa Beghahn, o grande evento de formação fortalece a caminhada e comunhão das unidades de ensino:

“Esta é sempre uma oportunidade de fortalecer a Rede ICM de Educação e a comunhão entre as escolas: reunir, trabalhar na mesma direção, convergir na caminhada do que somos e o que queremos. Nossas escolas sempre trazem profissionais para refletir uma temática como ação de motivação, ação de enriquecimento e de mais conhecimento para a caminhada dos educadores. Hoje fazemos isso de maneira mais unida com as unidades aqui reunidas” disse.

O palestrante, professor Zeca de Mello, afirmou que refletir sobre a ética é pensar a prática de como conduzir o mundo:

“Temos que estar conscientes dos desafios que o mundo hiperconectado e hiperacelerado nos impõe. Apresentei aqui três professoras: as crises, que nos deslocam para uma grande profundidade; as crianças que se propõem ser nossas professoras pois nos deslocam pra cima com a capacidade de se maravilhar e do espanto, e também a empatia que nos ajuda na convivência humana, na capacidade de nos deslocarmos pro lado, de olhar as pessoas para as quais criamos valores. Assim pensamos a ética como um grande exercício prático” disse.

Para Elaine Ferreira da Silva Lopes, orientadora educacional do Colégio Mãe de Deus, a formação desafia os educadores a repensar o modo de agir:

“O conteúdo do encontro é significativo para nós educadores que estamos a cada dia sendo desafiados a repensar não somente uma prática, mas o dia-a-dia da sala de aula, o modo de ser do professor que faz a diferença na vida de tantas famílias, crianças e de uma comunidade educativa. O tema deste encontro é atual. Coloca-nos diante do desafio de repensar o que fazemos, buscando um novo jeito de ser, sem perder a essência, sem perder os valores da missão da Congregação, trazida pela nossa fundadora Barbara Maix”. A professora completou: “começar um ano letivo reforçando o que acreditamos como educadores e como pessoas é fundamental. Nos dá a possibilidade de ver um ano de grandes possibilidades. Começamos 2018 nos realimento de esperança”.

Deixe seu comentário