Gestão de orçamento e ciclos de controle é tema do Seminário do Planejamento Estratégico

 
 
 

Na Rede ICM de Educação, o processo de planejamento estratégico chega a mais uma das etapas de consolidação: a gestão do orçamento e dos ciclos de controle. Para qualificar a implantação desta etapa, mais de 50 Irmãs e colaboradores de todas as unidades de ensino estão em Porto Alegre para o Seminário de capacitação e aperfeiçoamento.

O encontro acontece nesta quarta (17) e quinta-feira (18) e reúne diretoras (es), vice-diretores (as), coordenadores pedagógicos e colaboradores responsáveis pela controladoria e certificação da Rede ICM.

Ao abrir o encontro, Irmã Elenar Luisa Berghann Vice-Diretora Geral da Congregação e coordenadora de educação da Rede ICM, destacou que a missão das unidades de ensino é construir uma escola de excelência:

“Vivemos a espiritualidade e a missão que Bárbara Maix nos deixou. Na nossa missão educativa, queremos dar continuidade a essa missão e fazer acontecer uma escola de excelência, não só nas questões de trabalho, mas na questão humana e naquilo que nos identifica como Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria” disse.

Já a presidente da Rede ICM, Irmã Marlise Hendges, ressaltou a presença e participação dos colaboradores: “aqui está a liderança das nossas unidades educativas. Temos uma missão especial, grande e por isso precisamos de um grande coração, de muita energia interior que nos ajude a cumprir com mais eficácia a nossa missão de educar” afirmou.

No Seminário, explanação teórica e exercícios práticos dinamizarão o aperfeiçoamento das Irmãs e colaboradores. Consta na programação: uma análise do processo de planejamento já realizado, estudo dos fundamentos da gestão orçamentária, o ciclo de controle estratégico e relatório de análise de performance e exercícios aplicados.
Os dois dias de seminário são assessorados pelo professor Gustavo de Ávila Martins, assessor da Rede ICM; Sérgio Soldera, professor de Economia da Unisinos e pela administradora e contadora Tatiana Lessa Pereira, coordenadora de controladoria da Rede ICM.

Para o professor Gustavo, “essa é a etapa importante. Vamos transformar as nossas estratégias em números, acompanhar o cumprimento e avaliar o que foi feito. Queremos avançar para cumprir a nossa missão. Por isso é importante acompanhar o orçamento e os ciclos do plano estratégico” disse.

O assessor destacou ainda que a Rede ICM avança com rapidez e qualidade no processo de implantação e consolidação do Planejamento Estratégico.

A Rede ICM de Educação está presente nos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.

Deixe seu comentário