Hospital Dom João Becker e o trabalho de humanização da saúde

 
 
 

Visando um trabalho humanizado, o setor de Psicologia do Hospital Dom João Becker, em Gravataí, desenvolve diferentes atividades, como a psicoterapia breve de apoio a funcionários, pacientes internados e seus familiares, trabalhos de grupo com os colaboradores, focando relações pessoais e interpessoais e o processo de recrutamento e seleção com foco em competências.



A necessidade do atendimento psicológico para os funcionários surgiu em resposta a um estado de insatisfação e sofrimento dos mesmos, tendo como objetivo trabalhar a subjetividade e resgatar os valores, o modo de pensar e de agir. Com os pacientes internados e familiares, a escuta é um recurso técnico que utilizamos para auxiliar no diagnóstico e adesão ao tratamento, objetivando minimizar o sofrimento e a relação com a doença e a morte. Já o trabalho com os grupos de funcionários, busca proporcionar aos mesmos a busca de estratégias para desenvolver as habilidades sociais, visando melhorar a efetividade do trabalho e elevar o grau de satisfação do cliente. Este serviço já contemplou os setores da Hospedagem, Copa/Cozinha, Farmácia e Portaria, havendo ainda planos para atender outros setores.



Em relação ao processo de recrutamento e seleção, durante algum tempo era visto apenas como responsável pela contratação de funcionários. Hoje, existe toda uma preocupação desde o momento em que o currículo é recebido e realizado o processo seletivo até o aperfeiçoamento deste funcionário já contratado pela instituição. Desta forma o serviço de psicologia articula suas atividades sempre pensando no bem-estar das pessoas, prezando muitas vezes por pequenas atitudes que fazem toda a diferença. Acreditamos que o funcionário satisfeito, sente-se valorizado e produz mais.



Psicólogas

Aline Aparecida de Souza Barth, Ir. Claire da Silva, Vívian Garcez Dutra de Souza



Saiba Mais:



Hospital Dom João Becker

Gravataí – RS

Sitewww.hdjb.com.br 

Deixe seu comentário