Igreja celebra agosto como o mês vocacional

 
 
 

A Igreja celebra em agosto o mês Vocacional. Em 2019, de maneira especial, o período será vivamente  marcado pela expectativa da realização do 4º Congresso Vocacional do Brasil que acontecerá em setembro.

Nestes 30 dias, o intuito das comunidades é o de promover um tempo especial de reflexão e oração pelas vocações e ministérios. Padre Elias Silva, coordenador nacional da Pastoral Vocacional na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a CNBB,  explica que cada domingo do mês de agosto é dedicado à celebração de uma determinada vocação. No primeiro, celebra-se o sacerdócio e os ministérios ordenados; no segundo, o matrimônio junto à vocação para a vida em Família; no terceiro, a vida consagrada, e por fim, no quarto, a vocação para os ministérios e serviços na comunidade.

“É preciso criar em toda a comunidade esse espírito orante para as vocações para que cada vez mais nesse mês vocacional seja aproveitado os momentos litúrgicos, de orações em grupos, de orações familiares”, aponta o padre.

Em 2019, o tema do Mês Vocacional é “Mostra-me, Senhor, o vosso caminho”. O cartaz foi elaborado pelo designer gráfico e mestre em comunicação digital, padre Reinaldo Leitão, religioso rogacionista. De acordo com ele, as setas convergentes formando uma cruz remete a Jesus Cristo, autor da proposta vocacional “Vem e segue-me” (Mt 19, 21); o caminho simboliza o itinerário vocacional que as vocações devem percorrer e testemunhar; as pessoas representam as diversas vocações na Igreja e o discernimento vocacional das juventudes; e a citação bíblica é o lema do 4º Congresso Vocacional do Brasil.

A temática de 2019 está em sintonia com o 4º Congresso Vocacional do Brasil que irá ser realizado de 05 a 08 de setembro, no Centro de Eventos do Santuário Nacional Nossa Senhora de Aparecida, em Aparecida (SP). Segundo a equipe organizadora do evento, a reflexão e o estudo do tema “Vocação e Discernimento” deseja refletir sobre a necessidade da oração em prol das vocações e acima de tudo expandir a temática para todos os âmbitos eclesiais e sociais.

A CNBB publicou vídeo mensagem do presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, dom João Francisco Salm refletindo sobre o mês vocacional.

Deixe seu comentário