II Acampamento da Juventude ICM foi um sucesso

 
 
 

A Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria celebra o sucesso do II Acampamento da Juventude ICM, no sábado e domingo, 20 e 21 de outubro, em Lajeado, com a presença de quase 200 participantes, na sua maioria educandos e vocacionadas do Rio grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.

Nesta edição, o evento teve como tema “Serviço de Animação Vocacional e Juventudes – Juntos Seguimos Teus Passos”. Como continuidade ao primeiro acampamento, realizado em 2016, a Congregação objetivou fortalecer a caminhada dos grupos das unidades de ensino e socioassistenciais, bem como das jovens vocacionadas à Vida Religiosa Consagrada.

Na programação, as oficinas foram momentos de interação e formação entre os participantes. Entre os mini-cursos estavam: fotografia com o celular, percussão, composição musical, malabares, dança e protagonismo juvenil.

Para a coordenadora do evento e Conselheira Geral da Congregação, Irmã Élida Debastiani, a grande atração do Acampamento foi a saída missionária, quando os jovens foram às ruas e instituições lajeadenses para levar uma mensagem evangélica e solidária:

“Sentimos o evento que transcorreu com tranquilidade, harmonia e com muita intensidade da parte dos jovens, que se jogaram nesta experiência. O resultado foi significativo! Eles foram à missão, para além do espaço do acampamento, entraram em contato com outras realidades e evangelizaram pela presença. O relato que ouvimos dos jovens foi animador” disse.

O momento missionário foi o ponto ressaltado pelo aluno Victor Messias, estudante do Colégio Dom Feliciano, de Gravataí: “O contato com diferentes culturas e lugares de Lajeado, como casa do idoso, na visita ao Quilombo fez muito bem. Sair do nosso canto, do nosso espaço foi uma experiências muito legal” disse.

Irmã Élida conta que, após o acampamento, o compromisso coletivo dos grupos das escolas, obras sociais e comunidades de missão é o de manter a unidade com os jovens, mantendo a perspectiva missionária: “atendendo o apelo do Papa Francisco, queremos ser presença missionária. Os jovens foram presenteados com exemplares dos Evangelho. Proferimos e escutamos muitas palavras, mas a palavra de Deus na vida dos jovens terá grande efeito” disse.

O II acampamento ICM atende a uma decisão da congregação em aproximar-se mais da juventude, oferecendo espaços e momentos de lazer, integração, novas amizades e de formação humana e espiritual para que os jovens atuem como novas lideranças nas realidades onde vivem.

Por: Magnus Regis
comunicacao@icm-sec.org.br

Deixe seu comentário