Índios da Aldeia Foxá visitam Madre Bárbara

 
 
 

Lajeado – As turmas dos 5ºs anos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais do Colégio Madre Bárbara puderam participar de uma aula prática essa semana com a visita dos indígenas kaingangs da Aldeia Foxá. A cultura indígena é um conteúdo dos 5ºs anos e desde 2008 a lei sancionada 11645 propõe que seja realizado em sala de aula a interdisciplinaridade com história e cultura indígena ao longo do ano letivo. As professoras buscam associar a temática indígena em conjunto ao conteúdo. E por falarem sempre do passado, buscaram trazer a cultura viva que reside em Lajeado.

A professora Juciane Sehn afirma que a cultura indígena precisa ser levada para dentro das escolas. “Devemos trabalhar o indígena presente que está aqui, que circula na cidade e que por muitas vezes os alunos vêm nas ruas. Essa é uma forma de trazer esse conhecimento para dentro da escola”. O objetivo de chamar os indígenas foi fazer uma interlocução com outra cultura, trazendo algo diferente. “Fazendo esse momento intercultural os alunos puderam conhecer a cultura a partir da dança, oralidade, canto e integração”, salienta a professora, afirmando que esse foi momento de conhecer, desconstruir estereótipos, porque muitas vezes se tem ideias preconceituosas e essa é uma forma de perceber que a uma cultura indígena é dinâmica e está em transformação com uma imensa riqueza cultural.

O Cacique Vicente Garcia da Aldeia Foxá destaca que esse foi um momento importante, pois acreditam muito no município de Lajeado e querem que as pessoas saibam que fazem parte da cidade. “Apresentamos nossa dança que representa nossa luta, sistema e cultura. Vivemos em cima da cultura confeccionando nossos trabalhos artesanais. E nossas crianças estão todas na escola aprendendo”, diz o Cacique confessando que foi um ótimo momento de trocas com os alunos do Madre Bárbara. “Queremos esse respeito e também respeitar todos”, conta.

Por: Renata Leal

Saiba Mais:

Colégio Madre Bárbara
Rede ICM de Educação
Site: www.redeicm.org.br/madrebarbara

Deixe seu comentário