Iniciado o 2º módulo do programa de formação de gestores

 
 
 

O segundo módulo do Programa de Desenvolvimento de gestores da Rede ICM de Educação e Assistência Social foi iniciado nesta segunda-feira, 22 de maio, em Porto Alegre/RS. Todas as unidades de ensino e socioassistencial estão representadas.

Nesta nova etapa, os estudos estão voltados para a organização escolar e das unidades socioassistenciais, o projeto político pedagógico, a gestão de projetos e processos. A intenção é a de fortalecer um trabalho de excelência que garanta a concretização da missão e visão da Rede ICM.

Na programação estabelecida, os setores de educação e assistência social estão reunidos separadamente afim de que os gestores estudem e debatam as peculiaridades de cada área. Na quinta e sexta-feira, será realizada a formação conjunta sobre gestão de projetos e processos. São os assessores: Ir. Elenar Berghahn, Ir. Maria Bernadete Macarini, Clóvis Alexandre Jardim e Greci Moreira Chaves (Educação), a assistente social Simone Maria Pedott Romanenco e o assessor da Rede ICM, professor Gustavo de Ávila Martins.

“É significativo que a gente assuma coletivamente esse processo formativo. Desta forma, estabelecemos a unidade e a construção da Rede ICM que se dá por nós e pelo que fazemos” disse a Irmã Elenar.

Nas palavras da Diretora Geral da Congregação, Irmã Marlise Hendges, “a gestão é importante para qualquer espaço. Tenho aprendido muito. O planejamento estratégico nos faz querer aprender mais” disse a Irmã que citou ainda passagens do Evangelho onde o próprio Jesus enfatiza a necessidade planejar as ações.

No campo da educação, Irmã Elenar disse que será importante refletir o cotidiano escolar de uma forma crítica: “nós temos a visão da escola de excelência que queremos ser em 2020. O que precisamos é aproximar essa distância de tempo e identificar o que estamos fazendo hoje para ser a escola de excelência que buscamos” afirmou.
Na Rede ICM de Educação, as unidades estão focadas em promover uma educação humanizadora, de excelência; planejamento estratégico; organização em rede e metodologia que privilegie as competências e habilidades.

Já no setor Assistência Social, as unidades não seguem caminho diferente. Segundo a Irmã Maria Bernadete Macarini, coordenadora do setor, a partir da missão e visão da área, a busca é para uma atuação verdadeiramente engajada e que gere vida:

“Fundamentados nos princípios da Bem-Aventurada Bárbara Maix, queremos que as nossas unidades sejam espaços adequados para atender as nossas crianças e adolescentes. Estamos estudando nossa organização e projeto político pedagógico a partir da missão e princípios da Rede ICM”, disse.

Neste módulo, uma das atividades diferenciadas será a visita técnica ao Colégio Dom Feliciano, em Gravataí, e ao Instituto Providência, em Porto Alegre. Os gestores conhecerão o funcionamento das duas áreas de educação e assistência social.

O 2º módulo será encerrado na sexta-feira, 26 de maio.

Por: Magnus Regis
comunicacao@icm-sec.org.br

Deixe seu comentário