Iniciados os trabalhos do Conselho Plenário ICM

 
 
 

Nesta terça-feira (19) foram iniciados os trabalhos do Conselho Plenário das Irmãs do Imaculado Coração de Maria (ICM). Em 2010, os trabalhos serão norteados a luz do tema: “Liderança e profecia em Bárbara Maix no contexto atual com enfoque na mulher”. Este encontro ganha mais vigor com a expectativa da beatificação da fundadora Bárbara Maix, dia 06 de novembro.

O objetivo do encontro é avaliar as ações desempenhadas pela Congregação em 2010 e traçar um planejamento para o ano de 2011. Conforme as constituições da Congregação, o Conselho Plenário acontece uma vez por ano e é um “órgão colegiado de estudos, reflexão, assessorias com direito a voto consultivo para ação conjunta nos assuntos mais importantes da Congregação”, participam do encontro o Conselho Geral da Congregação e as conselheiras das cinco Províncias ICM: Porto Alegre, Santa Maria e Caxias do Sul (RS), São Paulo (SP) e Teresina (PI), além das Irmãs convidadas: Adriana Coan, Gentila Richetti, Oraide Lusa e Raimunda Alves de Sousa.

Irmã Amelia Thiele fez a acolhida das Irmãs presentes à reunião e lembrou da riqueza que o tempo da beatificação de Bárbara proporciona à Congregação e todos aqueles/as que estão nos espaços de missão ICM.

Em sua fala Irmã Marlise Hendges, Diretora Geral da Congregação, destacou as mudanças de tempo que gera pobreza e exclusão social. Destacou a presença ICM frente aos desafios de uma sociedade que defenda a dignidade da mulher, a exemplo da fundadora: “Nós queremos aprofundar a liderança e profecia em Bárbara Maix. Queremos refletir mais profundamente o modo de Bárbara exercer sua liderança e a sua atuação profética como mulher em um tempo em que o machismo era mais forte. Uma mulher que foi fundadora de uma congregação feminina, defensora da dignidade da mulher em Viena e no Brasil. Vamos clarificando que a intuição carismática de Bárbara é a nossa missão frente aos desafios de hoje. Este é o tempo favorável! É o nosso tempo. Não podemos deixar passar a hora graça. Precisamos dar continuidade à missão, a solidariedade na defesa e promoção da vida, aos programas do Plano Geração de Ação assumidos no último Capítulo Geral”, enfatizou.

A oração inicial lembrou as constituições e o compromisso da Congregação para com os empobrecidos/as, sobretudo com foco na mulher em situação de vulnerabilidade social; o combate ao Tráfico de Seres Humanos e a abertura da nova comunidade em Manaus.

O Conselho Plenário das Irmãs do Imaculado Coração de Maria segue até o próximo sábado, dia 23. Na programação está incluso a reunião de estudo e avaliação por setores: Educação, Formação, Secretaria, Pastoral e Ação Social e Saúde. Também está incluso a participação das Irmãs no lançamento do filme “Coração Imaculado – A Vida e Obra de Bárbara Maix” no dia 20, às 19h, no Colégio Glória.

 

Magnus Regis
comunicacao@icm-sec.org.br

Deixe seu comentário