Ir. Ignes Dalmolin: Setor Saúde ICM investe em melhorias

 
 
 

Queridas Irmãs:

Neste momento em que passei a pertencer a Comunidade Santa Teresa, em Porto Alegre, RS quero expressar o quanto sou grata às Irmãs da Província de Caxias do Sul, por todo o apoio, carinho e amizade recebidos durante minha vida, como aspirante, e como religiosa, naquele espaço de missão. Na Província  tive o privilégio de atuar na: Pastoral, Educação, Administração, Economia, Vice e Coordenadora Provincial. Nos últimos 08 (oito) anos, em Gramado, atuei como Diretora do Hospital Arcanjo São Miguel, sendo que, a partir de 2010, como Conselheira Geral, responsável pelo Setor Saúde da Congregação.  Louvo e bendigo a Deus por cada Irmã que, durante a caminhada foi presença, colega, disponível e incentivo na caminhada.

Graças ao apoio da Província e o trabalho conjunto de cada Irmã da Comunidade Arcanjo São Miguel que não mediram esforços para colaborar na recuperação e crescimento do Hospital de Gramado, foi possível reformar quase toda a área física da parte antiga do Hospital, dentro das normas vigentes, tornando o ambiente mais seguro, confortável e funcional.
Foi construído o Prédio Coração de Maria, com 5 (cinco) pavimentos, possibilitando:

  • A instalação e o credenciamento da UTI, adultos, com 10 leitos, serviço este de extrema importância para Gramado e região. Nela já vimos acontecer o milagre da vida.
  • A Emergência, com livre acesso de pacientes graves, área para atendimento aos pacientes de traumato e ortopedia com recepção SUS, ampla e confortável, possibilitando o “acolhimento humanizado” dentro das normas recomendáveis pela vigilância Sanitária. Instalação do serviço de Hemodinâmica, tão importante e indispensável, para garantir segurança e sobrevivência de doentes cardíacos.
  • Duas unidades de internação com 30 leitos, confortáveis e de elevado padrão perfazendo um total de 80 leitos para internação.
  • Área para Arquivo Médico bem ampla.  Auditório e sala de reuniões possibilitando a promoção de cursos de aperfeiçoamento técnico para médicos e funcionários
  • Foram adquiridos equipamentos de ponta, trazendo profissionais de diversas especialidades altamente qualificados.
  • Foi realizado, captação de órgãos, favorecendo a vida de várias pessoas, graças ao avanço tecnológico e a eficiência da equipe. 

Nestes últimos anos, com os investimentos realizados foi possível inverter o quadro deficitário; crescer em quantidade, qualidade, resolutividade dos atendimentos. 
Quanto as exigências da nova Lei da Filantropia, “garantir pelo mínimo 60% de atendimentos pelo SUS ”, em 2010, ultrapassamos o percentual e mesmo assim foram realizados muitos investimentos, alem do montante financeiro enviado à Província.

A quantidade dos “Valores em Trânsito” demonstra que, dentro de poucos anos, o Hospital terá condições de repor o que buscou na Província, honrar com os compromissos e continuar investindo em recursos humanos e tecnológicos. 

Mas, o mais importante e que muito nos alegra são os resultados das vidas poupadas. Uma vida não tem preço, é o maior Dom que recebemos do Criador. Jesus fez muitos milagres, curando doentes e salvando vidas. “ Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundancia.  
 

Nova Direção

Dia 23 de fevereiro de 2011  Ir. Ivanilde Omizzolo assumiu a Direção do Hospital Arcanjo São Miguel, de Gramado. Ir. Leonardi Backes, que há um ano assumiu a Vice Direção, continua exercendo sua função, com competência e dinamismo, Obrigada Irmãs  pela vossa disponibilidade. Contem com nosso apoio sempre que for necessário.     
                                                                            


Hospital Dom João Becker: Investindo em melhorias!
 

O Hospital Dom João Becker continua investindo em diversas melhorias. É o único  estabelecimento de Saúde no município com mais de 270.000 habitantes. Possui 200 leitos  com elevado percentual de ocupação, sendo considerado um dos maiores e mais importante serviço da localidade. Presta atendimento em várias especialidades e se mantêm com  equilíbrio financeiro. Em 2010 alcançaram um percentual de 68% de atendimentos pelo SUS, ultrapassando consideravelmente as exigências da nova Lei da Filantropia. 
 
Este Hospital, por ser bastante grande, e com excesso de demanda é complexo e exige muito cuidado, e dedicação. Tem probabilidade de apresentar excelente resultado se assumido com o comprometimento de todos os profissionais beneficiados. 
 
Nestes últimos anos foram realizados grandes investimentos, em construção e benfeitorias, necessitando ainda adequar-se aos constantes desafios e ampliar  mecanismos de segurança e controles internos. 
 
Sabe-se que houve muita dedicação e esforço das diretorias anteriores, para corresponder com os apelos da missão, bem como da atual que com coragem e força interior  assume os doentes, com  dinamismo e presença constante nos serviços da saúde física mental e espiritual.


Nova Diretoria

A partir do dia 09 de fevereiro de 2011 assumiu a Direção do Hospital Dom João Becker, a Ir. Antônia Iraci Andrés e como Vice Diretora Ir. Leonir Fabris, em substituição a Ir. Lia Lauxem e a Ir. Ivanilde Omizzolo.

Obrigada Irmãs Lia e Ivanilde, por toda a dedicação e empenho realizados em favor da Vida. Que Deus retribua o cêntuplo a cada uma em saúde, paz e felicidade. 

Obrigada Irmãs Antônia Iraci e Leonir pela disposição e interesse em assumir os desafios dos trabalhos na e recuperação da saúde. Continuem firmes e contem sempre, com nosso apoio e colaboração. Ânimo, coragem Deus vê o nosso lutar. ( B.M)  
 
Ir. Ignes Dalmolin
Setor Saúde da Congregação

Deixe seu comentário