Irmã Eurides Alves de Oliveira é a nova provincial da Província Nossa Senhora de Guadalupe

 
 
 

A Irmã Eurides Alves de Oliveira é a nova Coordenadora Provincial Nossa Senhora de Guadalupe, da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. A eleição acontecei na manhã desta segunda-feira, 07/12, quinto dia do III Capítulo Provincial, que acontece em São Paulo, capital.

A escolha aconteceu durante a Sessão Plenária de Votação. Ao obter a maioria dos votos, Irmã Eurides foi questionada pela Diretora Geral da Congregação, Irmã Maria Freire da Silva, se aceitava a missão. Emocionada, deu seu SIM generoso.

Irmã Eurides Alves de Oliveira tem 55 anos de idade e 32 de Vida Religiosa Consagrada. É natural de Goiânia, Goiás. Ingressou na Congregação em 1983. Professou os primeiros votos religiosos em 24 de janeiro de 1988, em Fortaleza/CE e a Consagração Definitiva em 14 de novembro de 1993, em Aparecida de Goiânia/GO.

A nova Provincial é formada em Ciências Sociais, possui especialização em Gestão Social e mestrado em Ciências da Religião. Em seu itinerário congregacional consta passagens pelos estados Piauí, Ceará, São Paulo, Rio Grande do Sul e Amazonas. Na Província de Cristo Libertador (supressa), em Teresina foi secretária, conselheira do Setor Pastoral e, entre os anos de 2002 a 2008 foi Coordenadora Provincial. Ainda em 2018 foi eleita como Conselheira Geral da Congregação para o Setor Pastoral e Animação Missionária (2008-2014), residindo em Porto Alegre/RS. Concluído o mandato, mudou-se para a Comunidade Bem-Aventurada Bárbara Maix, em Manaus/AM, onde reside atualmente.

Irmã Eurides também contribui com a caminhada da Igreja no Brasil. Já foi coordenadora da Conferência dos Religiosos do Brasil, a CRB Regional de Teresina. Fundou e coordenou nacionalmente a Rede Um Grito pela Vida, entidade intercongregacional da CRB Nacional, cuja missão é a prevenção e combate ao tráfico de pessoas. Integra a Comissão Episcopal Pastoral Especial para o Enfrentamento ao Tráfico Humano (CEPEETH), da CNBB e preside o Comitê de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, em Manaus/AM.

Irmã Eurides será a terceira provincial da história da Província Nossa Senhora de Guadalupe, sucedendo a Irmã Maria Freire da Silva, que é a nova Diretora Geral das Irmãs ICM. Ainda nesta segunda-feira, o Capítulo vai eleger as Irmãs que integrarão o Conselho Provincial.

PROVÍNCIA NOSSA SENHORA DE GUADALUPE

A Província Guadalupe é a responsável pela missão das Irmãs ICM no Brasil – Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Paraná, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Tocantins – e no exterior, na Bolívia e Haiti.